Apresentar os conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.
Introdução aos conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Definição de usabilidade. Gerações de interfaces e dos dispositivos de interação - a evolução dos tipos de interfaces para interação usuário-computador. Aspectos humanos e tecnológicos. Métodos e técnicas de design. Ciclo de vida da engenharia de usabilidade. Heurísticas para usabilidade. Ferramentas de suporte. Métodos para avaliação da usabilidade. Padrões para interfaces. Interação do usuário com sistemas hipermídia. Desenvolvimento prático em avaliação e construção de interfaces.
Livro Texto:- Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador Heloísa Vieira da Rocha, Maria Cecília Calani Baranauskas. NIED/Unicamp. 2003.Bibliografia Complementar:- DIX,A.;FINLAY,J.; ABOWD,G.; BEALE,R. - Human-Computer Interaction.2ª edição, Prentice-Hall, 1998. - JOHNSON, P. Human Computer Interaction. McGraw Hill, 1992.- NIELSEN, J. Usability Engineering. Academic Press, 1993.- SHNEIDERMAN, B. Designing the User-interface. 2 ed. Addison Wesley, 1992.- THIMBLEBY, H. User Interface Design. ACM Press, 1990.- BAECKER, R.M.; GRUDIN, T.; BRIXTON, W. A.; GREENBERG, S. Readings in Human Computer Interaction: Toward the year 2000, 2ª edição, Morgan Kaufmann, 1995.- PREECE, I. et al. Human Computer Interation, Addison-Wesley, 1994.- Artigos de Conferências e Periódicos de primeira linha que apresentem inovações na área de IHC. Exemplos: ACM Interactions, ACM International Conference Human-Computer Interaction, IEEE Computer, IEEE Software entre outros.