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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5960120 - Prática Musical na Formação Docente
Musical Practice in Teaching Formation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: Ampliar a formação estética dos alunos, de modo a capacitá-los para o trabalho educativo com as linguagens artísticas.
Específico: Oferecer subsídios para que os alunos: 
1) consolidem um vínculo com a música. 
2) desenvolvam um senso crítico em relação ao mundo sonoro. 
3) sejam capazes de elaborar atividades que possibilitem uma aproximação consciente e ativa com diversas linguagens musicais e/ou utilizar a música como instrumento educativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3546064 - Jéssica Mami Makino
 
Programa Resumido
Compreender os fins e as possibilidades de práticas relativas à linguagem musical na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
 
 
 
Programa
Percepção estética: gêneros musicais, formas, texturas e timbres
- Temporalidades: pulso e ritmo
- A música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
- Intersecções da música com outras linguagens 
- Jogos e brincadeiras musicais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Oficinas e atividades de apreciação musical. Visitas técnicas.
Critério
Nota do trabalho final e presença.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação, pois as atividades devem ser desenvolvidas ao longo do semestre.
 
Bibliografia
     
BEINEKE, Viviane. Lenga la lenga:jogos de mãos e copos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2006.
BRITO, Teca Alencar. Koellreuter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.
BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana (orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
OSTETTO, Luciana E. “Mas as crianças gostam!” Ou sobre gostos e repertórios musicais”. In: OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.
PAREJO, Enny. Estorinhas para ouvir: aprendendo a escutar música. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007.
PENNA, Maura. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.9, p.71-79, 2003.
PENNA, Maura. Reavaliações e buscas em musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
QUEIROZ, Luis Ricardo S. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MARINHO, Vanildo M.; QUEIROZ, Luis R. S (orgs.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2005.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, p.7-11, 2004.
SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música: concepção didática e exemplos práticos. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.3, p.61-74, 1996.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
 

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