Geral: Ampliar a formação estética dos alunos, de modo a capacitá-los para o trabalho educativo com as linguagens artísticas. Específico: Oferecer subsídios para que os alunos: 1) consolidem um vínculo com a música. 2) desenvolvam um senso crítico em relação ao mundo sonoro. 3) sejam capazes de elaborar atividades que possibilitem uma aproximação consciente e ativa com diversas linguagens musicais e/ou utilizar a música como instrumento educativo.
Compreender os fins e as possibilidades de práticas relativas à linguagem musical na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Percepção estética: gêneros musicais, formas, texturas e timbres - Temporalidades: pulso e ritmo - A música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Intersecções da música com outras linguagens - Jogos e brincadeiras musicais
BEINEKE, Viviane. Lenga la lenga:jogos de mãos e copos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2006.BRITO, Teca Alencar. Koellreuter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana (orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.OSTETTO, Luciana E. “Mas as crianças gostam!” Ou sobre gostos e repertórios musicais”. In: OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.PAREJO, Enny. Estorinhas para ouvir: aprendendo a escutar música. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007.PENNA, Maura. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.9, p.71-79, 2003.PENNA, Maura. Reavaliações e buscas em musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.QUEIROZ, Luis Ricardo S. A música como fenômeno sociocultural: perspectivas para uma educação musical abrangente. In: MARINHO, Vanildo M.; QUEIROZ, Luis R. S (orgs.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2005.SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, p.7-11, 2004.SOUZA, Jusamara. O cotidiano como perspectiva para a aula de música: concepção didática e exemplos práticos. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.3, p.61-74, 1996.SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.