Geral: Subsidiar e preparar os licenciandos na elaboração de Programas de Curso de Biologia e promover junto a eles a vivência da prática docente. Específicos: Conhecer as condições em que se realiza o ensino de Biologia, para desenvolver programas de curso adequados às condições reais de ensino. Conhecer a realidade do aluno, para desenvolver programas de curso voltados para o seu cotidiano. . Conhecer as características de aprendizagem do aluno, para desenvolver programas de curso adequados ao seu desenvolvimento intelectual. . Conhecer as concepções prévias dos alunos, para desenvolver programas de curso que tenham como ponto de partida o conhecimento inicial que os alunos possuem sobre um tema escolar. . Caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas de conhecimento e discutir o(s) método(s) científico(s). . Identificar as diferentes áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física e Geologia e seus diferentes objetos de estudo; destacar a Ciência Biológica neste contexto - sua natureza e estrutura. . Conhecer e experimentar os diferentes métodos científicos usados na área de Biologia, tais como: experimentação, trabalho de campo, herborização, preparação de lâminas, insetário, etc. . Aprofundar o conhecimento biológico: da produção à transmissão. . Discutir as relações entre Ciência e Sociedade, como pressuposto para programar o ensino de Biologia. . Conhecer as diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem em Biologia, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Oferecer subsídios teóricos e práticos para que os licenciandos, futuros professores de Biologia, possam elaborar planos de ensino, a partir de uma investigação sobre a realidade escolar, quanto às condições educacionais da escola, dos professores e dos alunos.
a) A produção da Ciência e o Ensino da Ciência. . A Ciência e o(s) método(s) científico(s): os processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos: a Biologia em destaque. . A produção do conhecimento biológico: principais teorias biológicas e influência de atores sociais em sua produção. . História e Filosofia da Biologia: do pensamento teleológico ao evolucionista. . O ensino e a aprendizagem dos conceitos científicos: fundamentos teóricos e aplicações práticas. b) Concepção geral do ensino de Biologia. . História do Ensino de Biologia na escola brasileira: o discurso oficial e a prática docente. . As relações entre Ciência e Sociedade: o papel da Biologia na questão da cidadania. . Diretrizes metodológicas para o ensino de Biologia: a Proposta Curricular de Biologia (SP) e os Parâmetros Curriculares Nacionais. c) A Pesquisa Educacional: o professor como co-autor das propostas curriculares. . A área que pesquisa as concepções dos estudantes e as diferentes propostas de ensino de Biologia. d) Os programas de Ensino de Biologia. . O professor como programador de cursos. . A evolução dos objetivos no Ensino de Biologia e as tendências pedagógicas. . Os conteúdos significativos. . Fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos dos métodos de ensino. . O papel da avaliação no Ensino de Biologia. . A avaliação nacional dos livros didáticos (pelo MEC) e o papel dos recursos didáticos disponíveis: livro didático, laboratório, materiais audiovisuais e outros. e) O contexto escolar. . Formação inicial e continuada do professor. . Características do aluno e de sua realidade. . Os reflexos da organização da escola sobre o desenvolvimento adequado da prática docente.
ALMEIDA, M. A. Mediações da Cultura e da Informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 1(1), 2008. BARWIN, C. A origem das espécies. São Paulo, Hemus, 1982. BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998. BIZZO, N.M.V. O que é darwinismo? São Paulo, Brasiliense, 1987 (Primeiros Passos). FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e prática. Editora Papirus, Campinas, 1994. FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1 grau. São Paulo, Atual, 1987. FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d. GOULD, S.J. A galinha e seus dentes. GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo, Martins Fontes, 1987. INEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed., 1986. MARINHO, J.C.B; CALCAGNO, S.C. e SILVA, J.A. Estado da Arte sobre avaliação no Ensino de Ciências. Revista Thema, (15), 2: 653-671, 2018. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Biologia - 2 grau. São Paulo, SE/CENP, 2a ed., 1988. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ensino de Biologia: dos fundamentos à prática. São Paulo, SE/CENP, 1988. SONCINI, M.I.; CASTILHO JR, M. Biologia. São Paulo, Cortez, 1991. SORDI, M.R.L. e LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, (14) 2: 313-336, 2009. THÉODORIDÈS, J. História da Biologia. Trad. Joaquim C. da Rosa. Lisboa, Edições 70, 1984. SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017, de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf