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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961002 - História da Educação
History of Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
·	Propiciar o conhecimento da educação como fenômeno social, cultural e político.
· Apresentar o desenvolvimento da educação no decorrer da história, desde a Grécia Clássica até o século XIX.
· Analisar a centralidade da educação escolar nas sociedades moderna e contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5813083 - Sergio Cesar da Fonseca
 
Programa Resumido
Grécia Clássica: sociedade, educação e cultura;
- Antiguidade romana: nascer e viver no Império;
- Cultura, vida social e educação no medievo europeu;
- A educação escolar e a produção da infância;
- Formadores da pedagogia moderna entre os séculos XVI e XVII;
- Formadores da pedagogia e da escola contemporânea entre os séculos XVIII e XIX;
- A centralidade da escola na época contemporânea;
 
 
 
Programa
·	Grécia Clássica: sociedade, educação e cultura;
· Antiguidade romana: nascer e viver no Império;
· Cultura, vida social e educação no medievo europeu;
· A educação escolar e a produção da infância;
· Formadores da pedagogia moderna entre os séculos XVI e XVII;
· Formadores da pedagogia e da escola contemporânea entre os séculos XVIII e XIX;
· A centralidade da escola na época contemporânea;
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas sobre os temas do conteúdo do curso;
- Uso de filmes, documentários, recursos iconográficos e sonoros;
- Organização de debates, discussões e exposições coletivas.
Critério
- Avaliação dissertativa individual – peso 6
- Resenhas individuais sobre obras literárias e/ou filmes indicados e trabalhos de classe – peso 4.
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem a aprovação na disciplina (nota média 5,0) deverão realizar nova avaliação dissertativa individual sobre temas indicados previamente, retirados do conteúdo ministrado no semestre, devendo obter nota igual ou superior a cinco (5,0).
 
Bibliografia
     
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. 2. edição. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

ENGELS, Friedrich. Origem da família, da propriedade privada e do Estado. 15a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola. Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Da Idade Média à época Contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. O aparecimento da escola moderna. Um história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MANACORDA, Mario A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 10a edição São Paulo: Cortez, 2002.

MARROU, Herni.-Irénée. História da educação na antigüidade. São Paulo: EPU, 1990.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 51-65
 

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