Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961009 - Filosofia da Educação II
Philosophy of Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Contribuir para o conhecimento e a análise de autores da filosofia moderna e contemporânea, em suas interlocuções com a educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1403234 - Marcus Vinicius da Cunha
 
Programa Resumido
história das ideias filosóficas nas eras moderna e contemporânea, que fundamentam as práticas de ensino e aprendizagem e os temas centrais da pedagogia.
 
 
 
Programa
A filosofia entre os séculos XVII e XIX: esclarecimento, historicismo e educação. Tendências da filosofia contemporânea e perspectivas educacionais. A interlocução da filosofia com as teorias pedagógicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Pequenos grupos de discussão
- Grupo de discussão ampla
Critério
Método: prova individual (40% da nota) e trabalhos em equipe (60% da nota).
Critério: Desempenho na utilização dos conhecimentos da esfera da filosofia para analisar temáticas educacionais.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá durante o semestre letivo ou, se necessário, ao término, por meio de prova escrita ou sínteses de leituras.
 
Bibliografia
     
AMARAL, M. N. C. P. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1990.
CUNHA, M. V. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1994.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MAZZOTTI, T. B. Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 51-64, ago. 2001.
NOVELLI, P. G. O conceito de educação em Hegel. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 65-88, ago. 2001.
PAGNI, P. A.; SILVA, D. J. (Orgs.). Introdução à filosofia da educação: temas contemporâneos e história São Paulo: Avercamp, 2007.
VINCENTI, L. Educação e liberdade: Kant e Fichte. São Paulo: Unesp, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961009

Clique para consultar o oferecimento para 5961009

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP