Contribuir para o conhecimento e a análise de autores da filosofia moderna e contemporânea, em suas interlocuções com a educação.
história das ideias filosóficas nas eras moderna e contemporânea, que fundamentam as práticas de ensino e aprendizagem e os temas centrais da pedagogia.
A filosofia entre os séculos XVII e XIX: esclarecimento, historicismo e educação. Tendências da filosofia contemporânea e perspectivas educacionais. A interlocução da filosofia com as teorias pedagógicas
AMARAL, M. N. C. P. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1990.CUNHA, M. V. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1994.MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.MAZZOTTI, T. B. Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 51-64, ago. 2001.NOVELLI, P. G. O conceito de educação em Hegel. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 65-88, ago. 2001.PAGNI, P. A.; SILVA, D. J. (Orgs.). Introdução à filosofia da educação: temas contemporâneos e história São Paulo: Avercamp, 2007.VINCENTI, L. Educação e liberdade: Kant e Fichte. São Paulo: Unesp, 1994.