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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961017 - Sociologia da Educação II
Sociology of Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Levar o aluno a dominar os instrumentos teóricos e metodológicos dos clássicos sa sociologia permitindo-o compreender e analisar o funcionamento da sociedade e o papel da educação na estrutura social contemporânea. Específicos: 1. Discutir e analisar os clássicos da sociologia em suas propostas de métodos de investigação, suas diferentes concepções de sociedade e do papel da educação e seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5010313 - Marcos Cassin
 
Programa Resumido
a) Karl Marx; b) Educação e Sociedade.
 
 
 
Programa
a) - As principais teorias sociológicas Karl Marx a1) - Educação como processo social. a2) - Agências socializadoras e reprodução social: família, e escola. a3) - O processo socializador na sociedade contemporânea: mídia e indústria cultural. a4) - Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder e disciplina; educação;conflito e classes sociais. a5) - Educação, Instituições políticas e Estado. b) – A contribuição de Antonio Gramsci, Louis Althusser e Nicos Poulantzas na discussão “Sociedade e Educação”.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, teóricas e aulas práticas
Critério
Prova escrita (trabalho individual, atividades em sala de aula (questionários, seminários, fichamento) individuais ou em grupo
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 6ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
APLLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A Reprodução. 2ª edição. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1982.
CASSIN, Marcos. Louis Althusser e sua contribuição para a Sociologia da Educação. In: Vários Autores. Marxismo e Ciências Humanas. São Paulo: Xamã Editora, 2003.
DE TOMMASI, L., WARDE, M.J. e HADAD, S. (orgs). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1998.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 11ª edição. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1978.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6ª edição. São Paulo: Editora Moraes, 1986
GALLO, Sílvio. Pedagogia do risco. Campinas: Papirus, 1995.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso. Petrópolis: Vozes, 1998.
HARNECKER, Marta. Tornar Possível o Impossível: a esquerda no limiar do século XXI. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. 7ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? 24a edição. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2ª edição São Paulo: Editora Moraes, 1992
_____________. Manifesto do Partido Comunista.. URSS: Edições Progresso, 1987.
MOREIRA, Antonio Flávio & SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs). Currículo, Cultura E Sociedade. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1999.
NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1999.
NOSELLA, Paolo. A escola de Grasmci. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.
QUINTANEIRO, Tânia et al. Um toque de clássicos. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de janeiro: Zahar, 1989.
PUCCI, Bruno (org.). Teoria crítica e educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 20ª edição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.
____________. Educação e Questões da Atualidade. São Paulo: Livros Tatu: Cortez, 1991.
____________. Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades Terminais. Petrópolis: Vozes, 1996.
_____________. O que produz e reproduz em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de janeiro: Zahar, 1979.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira/UNB, 1981.
YOUNG, Michael F. D. O currículo do Futuro: da “nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.
 

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