Geral: Criar condições para que o aluno investigue e discuta questões relativas ao processo de aquisição e desenvolvimento da língua materna, enfocando os métodos de alfabetização. Específicos: 1. Refletir sobre a realidade do cotidiano escolar, buscando as relações e implicações dos fundamentos teóricos estudados para a construção de uma visão crítica referente à formação do professor alfabetizador. 2. Programar e executar atividades que preparem o aluno para atuar como profissional em diferentes campos que tratem da aquisição e desenvolvimento da língua materna. 3. Discutir criticamente os métodos de alfabetização e sua relação com a aprendizagem dos alunos.
Abordagens sobre alfabetização – ensino e aprendizagem.
1. A escola diante das práticas de desenvolvimento da linguagem escrita. 2. Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. 3. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. 4. Programas e projetos de alfabetização atuais. 5. A persistência de dilemas como: prontidão, para a alfabetização e cartilhas de alfabetização. 6. Projeto didático para o trabalho com a leitura e a escrita.. 7. Análise histórica dos métodos de Alfabetização . 8. A prática construtivista na alfabetização 9. A Alfabetização como processo cognitivo 10. Psicogênese da alfabetização 11. Características e desafios dos níveis no processo de alfabetização, segundo o estudo de Emília Ferreiro. 12. Alfabetizar-Letrando: abordagem discursiva.
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