Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961020 - Didática da Alfabetização: Teoria, Princípios e Procedimentos
Literacy Didactic: theory, principles and procedures

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Criar condições para que o aluno investigue e discuta questões relativas ao processo de aquisição e desenvolvimento da língua materna, enfocando os métodos de alfabetização. Específicos: 1. Refletir sobre a realidade do cotidiano escolar, buscando as relações e implicações dos fundamentos teóricos estudados para a construção de uma visão crítica referente à formação do professor alfabetizador. 2. Programar e executar atividades que preparem o aluno para atuar como profissional em diferentes campos que tratem da aquisição e desenvolvimento da língua materna. 3. Discutir criticamente os métodos de alfabetização e sua relação com a aprendizagem dos alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2257588 - Filomena Elaine Paiva Assolini
 
Programa Resumido
Abordagens sobre alfabetização – ensino e aprendizagem.
 
 
 
Programa
1. A escola diante das práticas de desenvolvimento da linguagem escrita. 2. Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. 3. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. 4. Programas e projetos de alfabetização atuais. 5. A persistência de dilemas como: prontidão, para a alfabetização e cartilhas de alfabetização. 6. Projeto didático para o trabalho com a leitura e a escrita.. 7. Análise histórica dos métodos de Alfabetização . 8. A prática construtivista na alfabetização 9. A Alfabetização como processo cognitivo 10. Psicogênese da alfabetização 11. Características e desafios dos níveis no processo de alfabetização, segundo o estudo de Emília Ferreiro. 12. Alfabetizar-Letrando: abordagem discursiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivo-dialogadas
- Seminários
- Discussões de textos
- Estudos dirigidos
- Elaboração de relatórios e orientação para atividades de investigação
- Aulas práticas
- Orientação para a elaboração de textos.
Critério
1- Provas escritas - valor 40%
2- Relatórios individuais e elaboração de atividades orientadas: 30%
3- Relatórios grupais sobre os temas estudados -30%
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ASSOLINI, F.E.P. & TFOUNI, L.V. Letramento e trabalho pedagógico. Revista Moçambrás: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, n. 1, 2006.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia de Linguagem. São Paulo:HUCITEC, 1988.

CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem o Ba-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1998.

DIETZCH, M.J. Escrita, na História , na Vida, na Escola. Cadernos de Pesquisa, no. 71, Nov.1989.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, l985.

__________.& TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia da Alfabetização. São Paulo: 1998.

KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita : formação de professores em curso. Rio de Janeiro: Escola de Professores, 1995.

SMOLKA, A.L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988.
SOARES, M.B. Linguagem e escola. São Paulo: Ática, 1988.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BETTELHEIM, Bruno & ZELAN, K. Psicanálise da Alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

GRAFF, Harvey. Os Labirintos da Alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

ROXANE, R. (org.) Alfabetização e Letramento: perspectiva lingüísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

RUSSO, M.F.VIAN, Maria I. Alfabetização: um processo em construção. São Paulo: Saraiva, 1996.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

______. Letramento e alfabetização: colocações para uma reflexão sobre distúrbios de aprendizagem. Revista Psicopedagógica: 41-44, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961020

Clique para consultar o oferecimento para 5961020

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP