Geral: · Familiarizar-se com a leitura de uma grande variedade de gêneros, inserindo-se na comunidade dos leitores, aprendendo a selecionar informações pertinentes em diferentes suportes, compreendendo a perspectiva enunciativa com que os textos foram produzidos e posicionando-se criticamente. Específicos: · Estudar os principais mecanismos de textualização: a coesão nominal responsável pela continuidade temática, a coesão verbal e as conexões temporais ou lógicas responsáveis por marcar as articulações da progressão temática; · Conhecer algumas das contribuições da psicolingüística para a compreensão do processo de leitura na construção do sentido; · Envolver-se em uma intensa e variada prática de produção de textos, produzindo fichas, resumos ou resenhas de textos lidos para as diversas disciplinas, elaborando relatórios de experimentos ou de estudos do meio realizados, produzindo um diário de leitura para registrar impressões a respeito dos textos que for lendo, ao longo do curso, elaborando planos e registros de sua prática docente, etc.
A disciplina aborda conceitos teóricos sobre língua e linguagem, objetivando constituir, com os graduandos, uma visão mais abrangente de ensino de língua, que considere a oralidade, a escrita, as diversas manifestações textuais seguindo uma abordagem discursiva e polissêmica.
Relações entre língua oral e língua escrita: · Linguagem verbal e as outras linguagens. · Usos e funções da linguagem oral e escrita, numa perspectiva pragmática e enunciativa. · Compreensão dos fenômenos de variação lingüística, em uma abordagem sociolingüística. · Temática, estrutura composicional e características estilísticas dos gêneros literários, de imprensa, de divulgação científica, epistolares, instrucionais, publicitários e outros. · Gêneros de tradição oral: trava-língua, parlendas, adivinhas, quadrinhas, cantigas de roda, contos de fada, contos, lendas, mitos e fábulas. · Teoria da literatura e análise dos gêneros literários. · Literatura infantil: história e características do gênero. · Mecanismos de coerência e de coesão, a partir de contribuições da lingüística textual. · Análise dos processos interlocutivos, numa perspectiva enunciativa, analisando as estratégias argumentativas e o cruzamento das diversas perspectivas no interdiscurso. · Aquisição da linguagem oral e escrita, em uma abordagem psicolingüística: as concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. · História das letras e do alfabeto, para compreensão do funcionamento dos sistemas de escrita. · Articulações entre o sistema fonológico e o sistema gráfico da língua: a ortografia e os valores funcionais das letras. · Morfo-sintaxe: análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a revisão de textos.
BAKHTIN,M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF. 1997.BROCA, B. Horas de leitura: primeiras e segundas séries.Campinas: Editora da Unicamp, 1998.CAGLIARI, L.C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1990Geraldi,J.W. Postos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.KLEIMAN, A .Oficina de leitura. Campins: Pontes/UNICAMP, 1993.SMOLKA, A.e Góes,C.A linguagem e o outro no espaço escolar. Campinas:Papirus, 1993.ORLANDI, E.P. Política lingüística na América Latina.Campinas:Fontes, 1998.