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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961022 - Metodologia do Ensino de Matemática
Methodology of Teaching Mathematics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: · aprofundar e ampliar seu conhecimento matemático, especialmente em relação a conceitos e procedimentos com os quais vai trabalhar na educação infantil e no ensino fundamental. Específicos: · conhecer alguns aspectos que caracterizam o processo pelo qual a matemática se constituiu como ciência e as reformulações que tem sofrido ao longo dos tempos. · analisar a evolução histórica de alguns conceitos matemáticos, para melhor compreendê-la e, também, para propor situações de aprendizagem aos alunos. · identificar as principais características das orientações curriculares para o ensino de matemática elaboradas nas últimas décadas e as práticas educativas existentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
444194 - Elaine Sampaio Araujo
 
Programa Resumido
A organização do ensino de matemática para os anos iniciais e educação infantil nas dimensões epistemológicas psicológicas e pedagógicas.
 
 
 
Programa
1. Visão de área de Matemática; 2. Matemática como linguagem e análise de questões relevantes para o professor de educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; 3. Fundamentação psicológica do ensino de matemática; 4. O papel do lúdico no ensino de matemática; 5. Referências curriculares no domínio de matemática.; 6. Recursos metodológicos para o ensino de matemática: - o jogo; - os materiais estruturados; - a história do conceito; - a resolução de problemas e - a história virtual. 7. Atividade de ensino: definição e adequação aos objetivos; 8. Unidades didáticas do ensino de matemática: Sistema de Numeração Decimal - correspondência um a um, agrupamento, ordenação, inclusão hierárquica, valor posicional; 9. Geometria e medidas; 10. Operações aritméticas; adição, subtração, multiplicação e divisão; 11. Estatística e probabilidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas - Discussões de textos - Estudos dirigidos - Aulas práticas - Orientação na elaboração do projeto de ensino a ser desenvolvido na disciplina de Atividade Pedagógica e Integrada da EF I
Critério
A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno: leituras, elaboração das sínteses; atividades de ensino; presença em aula; elaboração de projetos de ensino; prova e auto avaliação.
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo. 2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina
 
Bibliografia
     
GARNIER, C. E outros. Após Vygotsky e Piaget; Perspectivas social e construtivista escolas russa e ocidental. 1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GOLDER, M. (org.) Leontiev e a psicologia histórico-cultural. Um homem em seu tempo. São Paulo: Gepape/Xamã, 2004.

IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. 4. ed. São Paulo: Globo, 1992.

LOPES, C. A. Estratégias e métodos de resolução de problemas em matemática. Porto: Edições Asa, 2002.

MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP (tese de doutorado), 1992.

_______________ A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Ano II, n.12, p.29-43, 1996.

______________ O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: Idéias O jogo e a construção do conhecimento na pré-escola. N.10. São Paulo:FDE, 1991.

_______________ Matemática na Infância. In: MIGUEIS, M. E AZEVEDO, M.G. Educação Matemática na Infância. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivros, 2007.
 

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