Geral: · aprofundar e ampliar seu conhecimento matemático, especialmente em relação a conceitos e procedimentos com os quais vai trabalhar na educação infantil e no ensino fundamental. Específicos: · conhecer alguns aspectos que caracterizam o processo pelo qual a matemática se constituiu como ciência e as reformulações que tem sofrido ao longo dos tempos. · analisar a evolução histórica de alguns conceitos matemáticos, para melhor compreendê-la e, também, para propor situações de aprendizagem aos alunos. · identificar as principais características das orientações curriculares para o ensino de matemática elaboradas nas últimas décadas e as práticas educativas existentes.
A organização do ensino de matemática para os anos iniciais e educação infantil nas dimensões epistemológicas psicológicas e pedagógicas.
1. Visão de área de Matemática; 2. Matemática como linguagem e análise de questões relevantes para o professor de educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; 3. Fundamentação psicológica do ensino de matemática; 4. O papel do lúdico no ensino de matemática; 5. Referências curriculares no domínio de matemática.; 6. Recursos metodológicos para o ensino de matemática: - o jogo; - os materiais estruturados; - a história do conceito; - a resolução de problemas e - a história virtual. 7. Atividade de ensino: definição e adequação aos objetivos; 8. Unidades didáticas do ensino de matemática: Sistema de Numeração Decimal - correspondência um a um, agrupamento, ordenação, inclusão hierárquica, valor posicional; 9. Geometria e medidas; 10. Operações aritméticas; adição, subtração, multiplicação e divisão; 11. Estatística e probabilidade.
GARNIER, C. E outros. Após Vygotsky e Piaget; Perspectivas social e construtivista escolas russa e ocidental. 1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.GOLDER, M. (org.) Leontiev e a psicologia histórico-cultural. Um homem em seu tempo. São Paulo: Gepape/Xamã, 2004.IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. 4. ed. São Paulo: Globo, 1992.LOPES, C. A. Estratégias e métodos de resolução de problemas em matemática. Porto: Edições Asa, 2002.MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP (tese de doutorado), 1992._______________ A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Ano II, n.12, p.29-43, 1996.______________ O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: Idéias O jogo e a construção do conhecimento na pré-escola. N.10. São Paulo:FDE, 1991._______________ Matemática na Infância. In: MIGUEIS, M. E AZEVEDO, M.G. Educação Matemática na Infância. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivros, 2007.