Geral : Subsidiar e preparar os alunos para o planejamento e a programação de curso de ciências e propiciar-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : · conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências. · conhecer as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas na de ciências na escola fundamental. · caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas do conhecimento e identificar as áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física e Geologia e seus diferentes objetos de estudo - sua natureza e estrutura. · conhecer o(s) método(s) científico(s) e os métodos de ensino de ciências. · selecionar, investigar e aprofundar temas de ciências, que possuam relevância científica e social. · conhecer as concepções prévias dos alunos sobre esses temas, para elaborar um "Projeto de Ensino". · discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências. · conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos. · elaborar o "Projeto de Ensino" sobre o tema de ciências escolhido. · conhecer e experimentar diferentes recursos e materiais didáticos: textos, materiais áudio-visuais, materiais de laboratório, multimídia, informática, etc., para aplicação na escola. · organizar aulas e atividades de ensino, pesquisar e produzir materiais de ensino e pedagógicos, visando a aplicação do "Projeto de Ensino" na escola. · aplicar o "Projeto de Ensino" na escola e vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino e aprendizagem: do planejamento às aulas.
A produção da Ciência e o Ensino da Ciência.
a) A produção da Ciência e o Ensino da Ciência. 1. A Ciência e o(s) método(s) científico(s): os processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos. 2. A produção do conhecimento científico e a influência de fatores sociais em sua produção 3. Tópicos de História e Filosofia da Biologia. O ensino e a aprendizagem dos conceitos científicos: fundamentos teóricos e aplicações práticas. b) Concepção geral do ensino de Ciências. 1. História do Ensino de Ciências na escola brasileira: o discurso oficial e a prática docente. 2. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 3. Diretrizes metodológicas para o ensino de Ciências: as Propostas Curriculares de Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais. c) A Pesquisa Educacional: o professor como co-autor das propostas curriculares. 1. A área que pesquisa as concepções dos estudantes e as diferentes propostas de ensino de Ciências. d) Os programas de Ensino de Ciências. 1. O professor como programador de cursos. 2. A evolução dos objetivos no Ensino de Ciências e as tendências pedagógicas. 3. Os conteúdos escolares. 4. Fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos dos métodos de ensino. 5. O papel da avaliação no Ensino de Ciências. 6. A avaliação nacional dos livros didáticos (pelo MEC) e o papel dos recursos didáticos disponíveis: livro didático, laboratório, materiais audiovisuais e outros. e) O contexto escolar. 1. Formação inicial e continuada do professor. 2. Características do aluno e de sua realidade. 3. Os reflexos da organização da escola sobre o desenvolvimento adequado da prática docente. f) A prática docente: do planejamento às aulas. g) A construção do Projeto Pedagógico da Escola: a participação de todos os segmentos da comunidade escolar (direção, professores, coordenadores pedagógicos, pais de alunos, funcionários e alunos). h) O cotidiano escolar e a prática docente. i) Excursão Didática.
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997. CHASSOT,A. E OLIVEIRA, R.J. orgs. Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, Unisinos, 1998.DELIZOICOV,D. E ANGOTTI, J. A Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1* grau. São Paulo, Atual, 1987.FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d.HULL, D. Filosofia da Ciência Biológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987.KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed. , 1986.PIAGET, J. E GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1987.THÉODORIDÈS, J. História da Biologia. Trad. Joaquim C. da Rosa. Lisboa, Edições 70, 1984.