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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961024 - Metodologia do Ensino de Ciências
Methodology of Science Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral : Subsidiar e preparar os alunos para o  planejamento e a programação de curso de ciências e propiciar-lhes a vivência e a reflexão da prática docente.   
Específicos :
· conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências.
· conhecer as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas na de ciências na escola fundamental.
· caracterizar o conhecimento científico, diferenciando-o de outras formas do conhecimento e identificar as áreas das Ciências Naturais - Biologia, Química, Física e Geologia e seus diferentes objetos de estudo - sua natureza e estrutura.
· conhecer o(s) método(s) científico(s) e os métodos de ensino de ciências.
· selecionar, investigar e aprofundar temas de ciências, que possuam relevância científica e social.
· conhecer as concepções prévias dos alunos sobre esses temas, para elaborar um "Projeto de Ensino".
· discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências.
· conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
· elaborar o "Projeto de Ensino" sobre o tema de ciências escolhido.
· conhecer e experimentar diferentes recursos e materiais didáticos: textos, materiais áudio-visuais, materiais de laboratório, multimídia, informática, etc., para aplicação na escola.
· organizar aulas e atividades de ensino, pesquisar e produzir materiais de ensino e pedagógicos, visando a aplicação do "Projeto de Ensino" na escola.
· aplicar o "Projeto de Ensino" na escola e vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino e aprendizagem: do planejamento às aulas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65820 - Clarice Sumi Kawasaki
 
Programa Resumido
A produção da Ciência e o Ensino da Ciência.
 
 
 
Programa
a) A produção da Ciência e o Ensino da Ciência. 
1. A Ciência e o(s) método(s) científico(s): os processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos. 
2. A produção do conhecimento científico e a influência de fatores sociais em sua produção
3. Tópicos de História e Filosofia da Biologia.
O ensino e a aprendizagem dos conceitos científicos: fundamentos teóricos e aplicações práticas.
b) Concepção geral do ensino de Ciências.
1. História do Ensino de Ciências na escola brasileira: o discurso oficial e a prática docente.
2. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
3. Diretrizes metodológicas para o ensino de Ciências: as Propostas Curriculares de Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
c) A Pesquisa Educacional: o professor como co-autor das propostas curriculares.
1. A área que pesquisa as concepções dos estudantes e as diferentes propostas de ensino de Ciências.
d) Os programas de Ensino de Ciências. 
1. O professor como programador de cursos.
2. A evolução dos objetivos no Ensino de Ciências e as tendências pedagógicas.
3. Os conteúdos escolares.
4. Fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos dos métodos de ensino.
5. O papel da avaliação no Ensino de Ciências.
6. A avaliação nacional dos livros didáticos (pelo MEC) e o papel dos recursos didáticos disponíveis: livro didático, laboratório, materiais audiovisuais e outros.
e) O contexto escolar.
1. Formação inicial e continuada do professor.
2. Características do aluno e de sua realidade.
3. Os reflexos da organização da escola sobre o desenvolvimento adequado da prática docente.
f) A prática docente: do planejamento às aulas.
g) A construção do Projeto Pedagógico da Escola: a participação de todos os segmentos da comunidade escolar (direção, professores, coordenadores pedagógicos, pais de alunos, funcionários e alunos).
h) O cotidiano escolar e a prática docente.
i) Excursão Didática.

 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe. 2. Revisão bibliográfica. 3. Seminários, painéis, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais. 4. Estudos em grupo de temas e questões. Análises e discussões dos resultados. 5. Aulas Práticas. 6. Orientação para pesquisas de campo e desenvolvimento de programas de curso. 7. Visitas técnicas.
Critério
1. Prova escrita: peso 1,0. 2. Atividades1 : peso 4,0 (1) revisão sobre o tema, pesquisa de campo, montagem de experimentos, escolha e elaboração de materiais de ensino, observação de aulas e da rotina escolar, desenvolvimento de cursos, palestras, workshops, atividades práticas, etc. 3. Seminário: peso 1,0. 4. Versão Final do Projeto de Ensino e Planejamento de Aulas : peso 2,0. 5. Aplicação do Projeto de Ensino da escola : peso 2,0.
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo. 2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHASSOT,A. E OLIVEIRA, R.J. orgs. Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, Unisinos, 1998.
DELIZOICOV,D. E ANGOTTI, J. A Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.
FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1* grau. São Paulo, Atual, 1987.
FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d.
HULL, D. Filosofia da Ciência Biológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed. , 1986.
PIAGET, J. E GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Lisboa: Publicações Don Quixote, 1987.
THÉODORIDÈS, J. História da Biologia. Trad. Joaquim C. da Rosa. Lisboa, Edições 70, 1984.
 

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