Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961026 - Metodologia do Ensino de História e Geografia
Methodology of Teaching History and Geography

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: 
•Contribuir com a formação do pedagogo por meio da reflexão de aspectos teóricos e metodológicos da Geografia Escolar e do Ensino de História nos Anos Iniciais. 
Específicos: 
. Compreender o Ensino de História e Geografia como essenciais para o processo de Educação para a Cidadania.
• Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;
. Estudar as diferentes concepções de História e de Geografia presentes nas práticas escolares, nos materiais didáticos, nos livros didáticos e em diversos programas curriculares dos anos iniciais;  
. Reconhecer as principais categorias teóricas da Geografia e da História Escolar; 
• Conhecer, inter-relacionar e compreender a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel da sociedade em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3060984 - Andrea Coelho Lastória
 
Programa Resumido
Propostas curriculares do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
• O saber histórico e geográfico e suas relações com o conhecimento escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Os objetivos pedagógicos do ensino de História e Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Políticas públicas para o ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Os materiais didáticos e a relação com o saber nas áreas de conhecimento histórico e geográfico;
• Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do ensino Fundamental;
• O cotidiano e a localidade no ensino de Geografia e História;
• Espaços de aprendizagem para o ensino de História e Geografia;
• Espaço e tempo como categorias teóricas da Geografia e da História Escolar;
• Constituição do povo brasileiro na perspectiva do ensino de História e Geografia para Educação Infantil e Ensino Fundamental;
• Relação Sociedade-Natureza na abordagem do ensino histórico e geográfico no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
 
 
 
Programa
Propostas curriculares do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
• O saber histórico e geográfico e suas relações com o conhecimento escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Os objetivos pedagógicos do ensino de História e Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Políticas públicas para o ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
• Os materiais didáticos e a relação com o saber nas áreas de conhecimento histórico e geográfico;
• Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do ensino Fundamental;
• O cotidiano e a localidade no ensino de Geografia e História;
• Espaços de aprendizagem para o ensino de História e Geografia;
• Espaço e tempo como categorias teóricas da Geografia e da História Escolar;
• Constituição do povo brasileiro na perspectiva do ensino de História e Geografia para Educação Infantil e Ensino Fundamental;
• Relação Sociedade-Natureza na abordagem do ensino histórico e geográfico no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
•	Excursão Didática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões coletivas, discussões de textos e filmes, atividades individuas escritas, atividades em grupo, construção de mapas, orientações de planejamento de aulas, excursões didáticas.
Critério
Avaliação escrita e / ou atividades avaliativas em grupo e individual, relatório sobre a excursão didática, elaboração de material pedagógico e/ou plano de aula e construção de mapa.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá durante todo o processo. O professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, atividade escrita e/ou síntese de leituras e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ASSOLINI, F. E. P.; LASTORIA, A. C. (Orgs.) Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. Florianópolis-SC: Insular, 2013. 160p.
ASSOLINI, F. E. P.; LASTORIA, A. C. (Orgs.) Formação continuada de professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto-SP: Compacta, 2010. 188p
ABUD,K.M. Tempo histórico: conceito fundamental para a aprendizagem de História. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPHU/Humanitas, v.18, n.36, 1998, p.15-38.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Brasília: 2004
BRASIL. Ministério da educação e Cultura. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. MEC/SEF, 1997.
GUIMARÃES, Selva (org.). Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. 2. ed. Campinas: Alínea, 2017. 

LASTÓRIA, A. C., GUIMARÃES, I. V., & FERNANDES, S. A. DE S. (2022). Apresentação: Dossiê: Ensinar e aprender Geografia em tempos de hiperconectividade e polarização de ideias. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e000. https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/66108
CARLOS, A.F.A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. (Geografia: teoria e realidade).
CASTELAR, S.M.V. A geografia no ensino fundamental. Cadernos de Formação: ensino de Geografia. São Paulo: UNESP, 2004. (Projeto Pedagogia Cidadã) 
THEVES, D. W., & KAERCHER, N. A. (2022). A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e025. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-25 CAVALCANTI, L.S. de Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. 
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3a. ed. Campinas: Papirus, 2001. (série: magistério, formação e trabalho pedagógico).
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
LASTORIA, A. C.; PAPADIMITRIOU, F. Geographical Education in Brazil: Past and Present in The Country of the Future. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 21, p. 327-335, 2012.
LASTORIA, A. C. A didática da geografia e da história e a formação de professores. In: ASSOLINI, F.E.P.; LASTORIA, A.C. (Orgs.). Formação continuada de professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto-SP: Compacta, 2010, v. 1, p. 135-140. 
_______________Didática da Geografia e Geografia Escolar. In: FONSECA, S. G. (Org.). Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas: Alínea, 2009, v. 1, p. 295-312. 
______________ Cartografia Escolar: a construção de mapas por meio de fotografias aéreas da cidade de Piracicaba-SP. Anais: I Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica: a ação educativa no centro das atenções. 2003.
_____________ Geografia escolar: um estudo da localidade de Piracicaba-SP. Anais: III Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica: a ação educativa no centro das atenções. 2005.
_______________; MELLO, R. C. Cotidiano e lugar: categorias teóricas da história e da geografia escolar. Universitas (Fernandópolis), v. 4, p. 27-34, 2008.
_______________; MIZUKAMI, M.G.N. Construção de material instrucional como ferramentas para aprendizagens docentes. In: MIZUKAMI, M.G.N. e REALI, A.M.M.R.(orgs.) Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
OLIVEIRA, A.R.; LASTORIA, A. C.; FORTES, L.; COSTA, V. O. Em busca da qualidade na educação: a formação de professores destacando aspectos do contexto espanhol e brasileiro. Revista Científica Linkania Master, v. 1, p. 1-12, 2011.
PEREZ, F. F. G.; LASTORIA, A. C. Estrategias de formación Del profesorado para educar em La participación ciudadana. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia - ENPEG, 2013, JOÃO PESSOA - PB. Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa - PB: UFPB, 2013. v. 1, p. 3625-3638. 
GUIMARÃES, Selva (org.). Currículos, Saberes e Culturas Escolares. 2. ed. Campinas: Alínea, 2011.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.
CASTELLAR, S. (Org.) Educação geográfica: teorias e práticas 
MONTEAGUDO, D. G., & GONZÁLEZ, X. M. S. (2022). Contribuições do Geoforo para a formação da cidadania crítica. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e027. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-27
 

Clique para consultar os requisitos para 5961026

Clique para consultar o oferecimento para 5961026

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP