Geral: •Contribuir com a formação do pedagogo por meio da reflexão de aspectos teóricos e metodológicos da Geografia Escolar e do Ensino de História nos Anos Iniciais. Específicos: . Compreender o Ensino de História e Geografia como essenciais para o processo de Educação para a Cidadania. • Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas; . Estudar as diferentes concepções de História e de Geografia presentes nas práticas escolares, nos materiais didáticos, nos livros didáticos e em diversos programas curriculares dos anos iniciais; . Reconhecer as principais categorias teóricas da Geografia e da História Escolar; • Conhecer, inter-relacionar e compreender a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel da sociedade em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
Propostas curriculares do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do Ensino Fundamental; • O saber histórico e geográfico e suas relações com o conhecimento escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; • Os objetivos pedagógicos do ensino de História e Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental; • Políticas públicas para o ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental; • Os materiais didáticos e a relação com o saber nas áreas de conhecimento histórico e geográfico; • Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do ensino Fundamental; • O cotidiano e a localidade no ensino de Geografia e História; • Espaços de aprendizagem para o ensino de História e Geografia; • Espaço e tempo como categorias teóricas da Geografia e da História Escolar; • Constituição do povo brasileiro na perspectiva do ensino de História e Geografia para Educação Infantil e Ensino Fundamental; • Relação Sociedade-Natureza na abordagem do ensino histórico e geográfico no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Propostas curriculares do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do Ensino Fundamental; • O saber histórico e geográfico e suas relações com o conhecimento escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; • Os objetivos pedagógicos do ensino de História e Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental; • Políticas públicas para o ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental; • Os materiais didáticos e a relação com o saber nas áreas de conhecimento histórico e geográfico; • Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia e História para os anos iniciais do ensino Fundamental; • O cotidiano e a localidade no ensino de Geografia e História; • Espaços de aprendizagem para o ensino de História e Geografia; • Espaço e tempo como categorias teóricas da Geografia e da História Escolar; • Constituição do povo brasileiro na perspectiva do ensino de História e Geografia para Educação Infantil e Ensino Fundamental; • Relação Sociedade-Natureza na abordagem do ensino histórico e geográfico no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. • Excursão Didática.
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