Oferecer aos alunos uma visão geral das principais teorias sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem oral pelas crianças e da relação entre desenvolvimento e aprendizagem segundo as diferentes perspectivas teóricas. Específicos: Construir junto aos alunos conhecimentos teóricos acerca do desenvolvimento da linguagem das crianças e sua relação com os processos educacionais.
Diferentes perspectivas teóricas sobre o processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem.
1. Diferentes perspectivas teóricas sobre o processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem. - O modelo gerativista, - O modelo cognitivo piagetiano, - O modelo sociohistórico e cultural.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. In: _____ Seis Estudos de Psicologia. 12ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984. p.83-92.PIAGET, J.; INHLEDER, B. A função semiótica ou simbólica. In: _____ A Psicologia da Criança. 7ª ed. São Paulo: DIFEL, 1982. p.46-79.SCARPA, E.M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol.2. São Paulo: Cortez, 2001. p.203 – 232.VYGOTSKY, L.S. As raízes genéticas do pensamento e da linguagem. In: _____ A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.111-150VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Palavra. In: _____ A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.395-486VYGOTSKY, L.S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: _____ A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. p.89-103.VYGOTSKY, L.S. Pré-história da Linguagem Escrita. In: _____ A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. p.199-134.