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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961038 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral
Oral Language Acquisition and Development

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos uma visão geral das principais teorias sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem oral pelas crianças e da relação entre desenvolvimento e aprendizagem segundo as diferentes perspectivas teóricas.

Específicos: 
Construir junto aos alunos conhecimentos teóricos acerca do desenvolvimento da linguagem das crianças e sua relação com os processos educacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2257588 - Filomena Elaine Paiva Assolini
 
Programa Resumido
Diferentes perspectivas teóricas sobre o processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem.
 
 
 
Programa
1.	Diferentes perspectivas teóricas sobre o processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem. 
- O modelo gerativista, 
- O modelo cognitivo piagetiano, 
- O modelo sociohistórico e cultural.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas tendo como base a leitura prévia de textos e apresentação de trabalhos realizados em grupo pelos alunos, envolvendo observações e registros do processo de desenvolvimento de linguagem de crianças na educação infantil.
Critério
Avaliação contínua por meio da participação dos alunos nas atividades propostas
1. Avaliação escrita individual sobre o conteúdo estudado (valor 50%)
2. Apresentação de trabalhos e entrega de relatório com análise do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem observado no acompanhamento de uma criança (valor 50%)
Norma de Recuperação
A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo; no entanto, os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer prova escrita sobre todo o conteúdo estudado no curso. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) .
 
Bibliografia
     
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. In: _____ Seis Estudos de Psicologia. 12ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984. p.83-92.
PIAGET, J.; INHLEDER, B. A função semiótica ou simbólica. In: _____ A Psicologia da Criança. 7ª ed. São Paulo: DIFEL, 1982. p.46-79.
SCARPA, E.M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol.2. São Paulo: Cortez, 2001. p.203 – 232.
VYGOTSKY, L.S. As raízes genéticas do pensamento e da linguagem. In: _____ A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.111-150
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Palavra. In: _____ A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.395-486
VYGOTSKY, L.S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: _____ A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. p.89-103.
VYGOTSKY, L.S. Pré-história da Linguagem Escrita. In: _____ A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. p.199-134.
 

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