Geral: Analisar e refletir sobre as novas tecnologias de comunicação e informação na educação geral, especificamente, na escola básica.Específicos: 1) Discutir as vantagens e possibilidades de realização de práticas educacionais em espaços articulados (ou não) a espaços geográficos atuais (escolas, cidades, comunidades, culturas locais).2) Contribuir para a formação de professores que saibam utilizar as novas tecnologias eletrônicas e informação em suas práticas pedagógicas.
1. Novas tecnologias de comunicação e informação2. Rupturas e continuidade em educação3. Utilização, domínio de aplicação4. O imaginário contemporâneo: espaço do saber, inteligência coletiva5. O ensino easnovas tecnologias6. Técnicas de utilização e produção de recursos didáticos: recursos gráficos/artísticos, jogos pedagógicos fotografias, slides, transparências, vídeos7. Técnicas de utilização e produção de softwares educativos. Utilização da multimídia nas situações de ensino
ALMEIDA, Cândido José Mendes de. O que é vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1985. FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. GIACOMANTONIO, Marcello. O ensino pelos meios audio-visuais. São Paulo: Martins Fontes, 1985. MAGALDI, Sílvia. Educação, Escola e Mídia: a imprescindível aliança. São Paulo: FDE, 1996. MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1968. MUNFORD, Lewis . Arte e Técnica. São Paulo: Martins Fontes, 1987. OSTROWER, Fayga.3ª ed. Criatividade e Processos de Criação. Vozes, 1983. PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola (sem) com futuro: educação e mutimídia. Campinas/SP: Papirus, 1996. SÃO PAULO ( Estado) Fundação para o desenvolvimento da educação. 2ª ed. Lições de Cinema,5: Cinema e Televisão: histórias com imagens e som na moderna sociedade oral. São Paulo: FDE, 1993. ______. 2ª ed. Licões com Cinema 1: Cinema- uma introdução à produção cinematográfica. São Paulo: FDE, 1993. WICK, Rainer . Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, ALMEIDA, Fernando. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. BOSSUET, Gérard. O computador na escola: o sistema Logo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. Campinas/SP: Papirus, 1997. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. TAVARES, Cristina e SELIGMAN, Milton. Informática: a batalha do século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. VALENTE, José Armando. Questão do Software: parâmetros para o desenvolvimento de Software Educativo. Campinas: Nied, Unicamp, 1989. ______. ( Org.) Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas/SP: Unicamp, 1993.