a) GeralPossibilitar aos futuros professores o contato com um corpo organizado de idéias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na escola básica.b) Específicos· Analisar criticamente a teoria e a história do currículo, bem como os enfoques da nova sociologia do currículo.· Contextualizar e discutir as diferentes concepções curriculares da escola básica.· Compreender o ensino na escola e a complexidade dos fenômenos educativos.· Analisar a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macroorganizativo, o projeto pedagógico da escola, e o papel dos professores no desenvolvimento do currículo.
9.1. A historicidade do currículo: epistemologiaO conceito do currículo escolar, a história das disciplinas escolares e as tendências curriculares no Brasil. 9.2. Currículo, cultura e sociedade: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.9.3. Os currículos da escola básica:Os parâmetros Curriculares como referência para o Currículo Nacional; o currículo do Ensino Médio e a Avaliação Nacional. O currículo da Educação Infantil.
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