Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961045 - Teorias do Currículo
Curriculum Theories

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
a)	Geral
Possibilitar aos futuros professores o contato com um corpo organizado de idéias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na escola básica.
b) Específicos
· Analisar criticamente a teoria e a história do currículo, bem como os enfoques da nova sociologia do currículo.
· Contextualizar e discutir as diferentes concepções curriculares da escola básica.
· Compreender o ensino na escola e a complexidade dos fenômenos educativos.
· Analisar a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macroorganizativo, o projeto pedagógico da escola, e o papel dos professores no desenvolvimento do currículo.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9.1.  A historicidade do currículo: epistemologia
O conceito do currículo escolar, a história das disciplinas escolares e as tendências curriculares no Brasil.

9.2. Currículo, cultura e sociedade:
A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.

9.3. Os currículos da escola básica:
Os parâmetros Curriculares como referência para o Currículo Nacional; o currículo do Ensino Médio e a Avaliação Nacional. O currículo da Educação Infantil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, estudo dirigido, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados, acompanhamento na escola, de atividades relacionadas ao desenvolvimento do currículo na escola básica.
Critério
1) Provas escritas - valor 30%
2) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 20%
3) Relatório em grupo sobre o projeto de pesquisa desenvolvido nas escolas - valor 50%.
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.  
_______. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
GIROUX, Henri. Teoria Crítica e Resistência em Educação; para além
das teorias da reproducão. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1983.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes,
1995.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes,
1997.
MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículos e Programas no Brasil.
Campinas/Papirus, 1990.
_______. Currículo: questões atuais. Campinas/SP: Papirus, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio B. e SILVA, T.T. da. ( Orgs.) Currículo,
sociedade e cultura. São Paulo: Cortez, 1994.
SILVA, T. T. da. Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos
estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do
currículo. Belo Horizonte: Aut6entica, 1999.
______.( 0rg.) O que é afinal, Estudos Culturais. Belo Horizonte:
Autêntica, 1999.
TYLER, Ralph. Princípios Básdicos de Currículo e Ensino. Porto
Alegre: Globo, 1974.
BARRETO, Elba S. de Sá ( Org.) Os currículos do ensino fundamental
para as escolas brasileiras. Campinas/SP: Aurtores Associados;
São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998.
COSTA, Marisa Vorraber ( Org. ) O currículo nos limiares do
contemporâneo. Rio de Janeiro: DP & A , 1998.
FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.
FORKIN, Jean Claude. Escola e Cultura. As bases epistemológicas do
conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
MEC - Dirterizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

SACRISTAN, Gimeno J. Uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto
Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, Luiz Heron ( Org.) Século XXI : qual conhecimento, qual
currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
______. ( Org). A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 2ª ed.
Petrópolis: Vozes, 1998.
SILVA, Luiz H. da e AZEVEDO, José Clóvis. ( Orgs.) Reestruturação
Curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis:
Vozes, 1995.
SILVA, Tomaz T. da e GENTILI, Pablo ( Orgs.) Escola S.A : quem
ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo.
Brasília: CNTE, 1996.
VEIGA, Ilma P. e CARDOSO, Maria Helena F. ( Orgs. ) Escola
Fundamental: Currículo e Ensino. Campinas/SP: Papirus, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961045

Clique para consultar o oferecimento para 5961045

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP