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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961047 - Seminários: Educação e Trabalho
Seminars: Education and Labor

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Geral:
Abordar a questão da educação e trabalho e sua relação com as políticas públicas e as práticas pedagógicas.
Específicos:
Analisar as correntes e tendências da educação no Brasil, com ênfase na relação entre economia, trabalho e educação.
Discutir o papel da escola e do educador na sociedade tecnológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5010313 - Marcos Cassin
 
Programa Resumido
O trabalho como determinante da condição humana
História do trabalho
A organização do trabalho na sociedade moderna
Mudanças tecnológicas e a educação
A escola e o novo paradigma tecnológico
 
 
 
Programa
O trabalho enquanto condição humana
2. A organização do trabalho nas sociedades humanas e suas determinações na educação
3. Reestruturação Produtiva na segunda metade do século XX e o neoliberalismo
4. Restruturação produtiva e a formação e a formação e qualificação dos trabalhadores
5. O papel da escola na formação e qualificação dos trabalhadores a partir da segunda metade do século XX
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivo-dialogadas
- Seminários
- Discussões de textos
- Estudos dirigidos
- Elaboração de relatórios

Critério
1- Provas escritas - valor 40%
2- Relatórios individuais sobre os temas estudados - valor 30%
3- Relatórios grupais sobre os temas estudados -30%
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ENGELS, Friedrich. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem / OAKLEY, Kenneth B. O Homem Como Ser que Fabrica Utensílios. 2ª edição. São Paulo: Global Editora, 1984.

FERRETI, C.J., SILVA JUNIOR, J.R., SALES, M.R. (orgs.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola?. São Paulo: Xamã, 1999.

LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. 2ª edição. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

KUENZER, Acácia Z. Pedagogia da Fábrica. As relações de produção e a educação do trabalhador. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

MACHADO, L.R.S., NEVES, M. de A., FRIGOTTO, G. e outros. Trabalho e Educação. 2ª edição. Campinas: Papirus, 1994.

MARX, Karl. O Capital. Cap.VI inédito. São Paulo: Editora Moraes, 1985.

NEVES, Lúcia Maria W. Brasil 2000. Nova divisão de trabalho na Educação. 2ª edição. São Paulo: Xamã, 2000.

OLIVEIRA, Carlos R. de. História do Trabalho. São Paulo: Editora Ática, 1987. (Série Princípios).

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais. Petrópolis: Vozes, 1996.
________________. O que Produz e o que Reproduz em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 5ª. Edição. São Paulo: Cortez, 1998.


PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 7ª. edição. São Paulo: Editora Cortez, 1986.

SADER, E. & GENTILE, P. Pós-Neoliberalismo. Rio de Janeiro: PAZ e Terra, 1995.
 

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