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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961048 - Educação Ambiental
Environmental Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Geral : Oferecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental, nos planos formal e informal.
Específicos :
· estudar as diferentes tendências pedagógicas no Brasil, situando a questão ambiental nestas abordagens.
· conhecer as diferentes tendências da educação ambiental e suas concepções de meio ambiente: do ecologismo ao ambientalismo.
· analisar o Plano Nacional de Educação Ambiental no contexto educacional brasileiro.
· discutir sobre a educação ambiental no currículo escolar, para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de educação ambiental nas escolas.
· conhecer e avaliar os espaços não-formais da educação ambiental, através do conhecimento de experiências de educação ambiental na comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65820 - Clarice Sumi Kawasaki
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
· Tendências Pedagógicas e a Questão Ambiental.
· Tendências da Educação Ambiental.
· Ecologia e Ambientalismos.
· Plano Nacional de Educação Ambiental.
· Educação Ambiental e o Currículo Escolar: o desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental nas escolas.
· Espaços não-formais da Educação Ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe.
2. Revisão bibliográfica.
3. Seminários, painéis, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais.
4. Estudos em grupo de temas e questões. Análises e discussões dos resultados.
5. Aulas Práticas.
6. Orientação para pesquisas de campo.
7. Orientação para o desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental.
Critério
1. Prova escrita: peso 1,0.
2. Atividades1 : peso 4,0
(1) revisão sobre o tema, pesquisa de campo, montagem de experimentos, escolha e elaboração de materiais de ensino, desenvolvimento de cursos, palestras, workshops, atividades práticas, etc.
3. Seminário: peso 1,0.
4. Elaboração do Projeto de Educação Ambiental : peso 2,0.
5. Aplicação do Projeto de Educação Ambiental : peso 2,0.
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     

ACOT,P. História da Ecologia. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1990.
BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da AGENDA 21. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1997.
BRASIL/MEC. Educação ambiental: projeto de divulgação de informações sobre educação ambiental. Brasília, 1991.
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, MEC/SEF, 1997.
CEDES. Educação Ambiental. Cadernos Cedes. Campinas, Papirus, no. 29, 1993.
DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Ed. Gaia, 1992.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinariedade: história, teoria e prática. Campinas, Ed. Papirus, 1994.
FERNÁNDEZ MANZANAL, R. e CASAL JIMÉNEZ, M. La enseñanza de la ecologia - um objetivo de la educación ambiental. Enseñanza de las Ciencias, v.13(3):295-311, 1995.
GIGLIOTTI, L.M. Environmental Education: what went wrong? What can be done? The Journal of Environmental Education, 22(1): 9-12, 1990.
GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas, Papirus Ed., 1996.
INEP/MEC. Educação Ambiental. Em Aberto. Brasília, INEP/MEC, ano 10, n. 49, jan/mar, 1991.
KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira: passado, presente e futuro. Ciência e Cultura. 38(12), 1958-1961, São Paulo, 1986.
LAGO,A. E PÁDUA,J.A. O que é ecologia? São Paulo: Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1984.
MATSUSHIMA, K. Projeto "Educação Ambiental Formal para o ensino de 1o grau e propostas alternativas de projeto de educação ambiental nas escolas". São Paulo, CETESB, 1984.
NOAL, F.O.; REIGOTA, M. e BARCELOS, V.H.L. (org.). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. São Paulo, Cortez Ed., 1999.
PEREIRA, A.B. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre, Editora Sagra - D.C. Luzzatto, 1993.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1994.
VIEZZER, M. e OVALLES, O. Manual latino-americano de Educ-Ação ambiental. São Paulo, Gaia, 1995.

 

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