Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 5º ano) série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia). Específicos: a) Implementar métodos de observação do cotidiano escolar. b) Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar. c) Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola. d) Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas. e) Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola. f) Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. g) Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas. h) Promover a integração da universidade com as instituições escolares. i) Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais. j) Desenvolver projeto de intervenção pedagógica junto a estudantes.
O conteúdo do curso é a articulação entre teoria e prática das disciplinas de fundamento e metodologia do ensino das áreas específicas, alicerçadas em uma visão mais ampla de educação e sociedade, bem como a implementação de métodos de observação do cotidiano escolar.
Orientações gerais sobre o estágio Entrega de lista de vagas das escolas-campo de estágio e escolha de vagas Entrega de roteiros Orientações sobre o Caderno de Campo Preenchimento de ficha de estágio Texto: Madalena Freire Texto: Soraya e Elaine sobre estágio Sistema semiótico Supervisão em grupos Elaboração de projeto/Confecção de material Excursão didática Apresentação de estágio Entrega de relatório Avaliação da disciplina
Bibliografia Básica ARAÚJO, E. S; PACÍFICO, S. M. R. O Estágio como aprendizagem de e para a docência: um diálogo com Língua Portuguesa e Matemática. FFCLRP, 2010. AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Lúria. São Paulo: Ática, 1995. BAKHTIN, M.Marxismo e Filosofia da Linguagem.São Paulo: HUCITEC, 1995. BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto. 1994 BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CODO, W. (Org.) Educação: carinho e trabalho. RJ: Vozes, 1999. KLEIMAN, A .Oficina de leitura: teoria e prática.Campinas - SP:Pontes; Editora da Universidade de Campinas, 1996. LEIS: 9394/96 (LDB). 9424/96 (Fundef). Constituição Federal e Plano Nacional de Educação. MOURA, M. O et.al. Controle da variação de quantidades: Iniciação à linguagem numérica. 2023. Disponível em https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/957 PARO, V. H. Reprovação escolar: renúncia à educação. SP: Xamã, 2001b PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP: T. A Queiroz, 1990. RIOS, T. A . Significado e Pressupostos do Projeto Pedagógico. Idéias: O diretor-articulador do projeto da escola, n.15, 73-77, FDE. 1992. SIGNORINI, I. (org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento.Campinas -SP: Mercado das Letras, 2001. WEFFORT, M. F. Observação, registro, reflexão: Instrumentos metodológicos I. SP: Espaço Pedagógico, 1995.