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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961078 - Ação Pedagógica Integrada:ensino Fundamental I
Teaching Integrated Action: Elementary School I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 4ª série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia).
Específicos: 
a)	Implementar métodos de observação do cotidiano escolar.
b)	Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar.
c)	Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola.
d)	Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas.  
e)	 Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola.
f)	Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. 
g)	Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas.   
h)	Promover a integração da universidade com as instituições escolares. 
i)	Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
444194 - Elaine Sampaio Araujo
2919912 - Soraya Maria Romano Pacifico
 
Programa Resumido
O conteúdo do curso é a articulação entre teoria e prática das disciplinas de fundamento e metodologia do ensino das áreas específicas, alicerçadas em uma visão mais ampla de educação e sociedade, bem como a implementação de métodos de observação do cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
Orientações gerais sobre o estágio
Entrega de lista de vagas das escolas-campo de estágio e escolha de vagas
Entrega de roteiros
Orientações sobre o Caderno de Campo
Preenchimento de ficha de estágio
Texto: Madalena Freire
Texto: Soraya e Elaine sobre estágio
Sistema semiótico
Supervisão em grupos
Elaboração de projeto/Confecção de material
Excursão didática
Apresentação de estágio
Entrega de relatório
Avaliação da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas, bem como de discussões contextualizadas de artigos e textos estudados nas disciplinas teóricas de fundamentos e de metodologias do ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos: • Discussão de um roteiro de observação. • Discussão dos métodos de observação, coleta de dados, compromisso e postura ética do estagiário com a escola. • Discussão e elaboração de um projeto de estágio integrando as metodologias de ensino das áreas específicas. • Orientação, supervisão e acompanhamento no decorrer do estágio para execução e implementação do que foi planejado. • Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio. • Orientação dos registros de estágio. • Apresentação e discussão das experiências vividas com todo o grupo. . Excursão Didática A discussão e troca de experiência são de fundamental importância para reflexão da prática pedagógica, sendo assim, a participação dos alunos nas atividades é imprescindível.
Critério
Os alunos serão avaliados em relaçao ao seu movimento de aprendizagem por meio de: • Desenvolvimento e apresentação do Projeto de Estágio; • Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula; Participação nas supervisões; -Produção do caderno de campo e • Elaboração do relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação. As atividades propostas devem ser cumpridas no decorrer da disciplina. A participação do aluno nas discussões, supervisões e dinâmicas de grupo são insubstituíveis por outras atividades.
 
Bibliografia
     
AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Lúria. São Paulo: Ática, 1995.
BAKHTIN, M.Marxismo e Filosofia da Linguagem.São Paulo: HUCITEC, 1995.
BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto. 1994
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BRASIL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 10 vols
CODO, W. (Org.) Educação: carinho e trabalho. RJ: Vozes, 1999.
COLL, C. e TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1˚ a 4˚ série. São Paulo: Ática; 1999.
HARLA, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KLEIMAN, A .Oficina de leitura: teoria e prática.Campinas - SP:Pontes; Editora da Universidade de Campinas, 1996.
LEIS: 9394/96 (LDB). 9424/96 (Fundef). Constituição Federal e Plano Nacional de Educação.
PARO, V. H. Reprovação escolar: renúncia à educação. SP: Xamã, 2001b
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP: T. A Queiroz, 1990.
RIOS, T. A . Significado e Pressupostos do Projeto Pedagógico> Idéias: O diretor-articulador do projeto da escola, n.15, 73-77, FDE. 1992.
SIGNORINI, I. (org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento.Campinas -SP: Mercado das Letras, 2001.
SOUZA, M. P. R. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão do fracasso escolar no Brasil. In: A. M. Machado e M. P. R. Souza (orgs) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1977.
WEFFORT, M. F. Observação, registro, reflexão: Instrumentos metodológicos I. SP: Espaço Pedagógico, 1995.
Araújo, E. S; Pacífico, S. M. R. O Estágio como aprendizagem d e para a docência: um diálogo com Língua Portuguesa e Matemática.
“Freire, M. Observação, Registro e Reflexão".
 

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