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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961078 - Ação Pedagógica Integrada:ensino Fundamental I
Teaching Integrated Action: Elementary School I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 4ª série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia). Específicos: a) Implementar métodos de observação do cotidiano escolar. b) Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar. c) Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola. d) Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas. e) Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola. f) Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. g) Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas. h) Promover a integração da universidade com as instituições escolares. i) Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
444194 - Elaine Sampaio Araujo
2919912 - Soraya Maria Romano Pacifico
 
Programa Resumido
O conteúdo do curso é a articulação entre teoria e prática das disciplinas de fundamento e metodologia do ensino das áreas específicas, alicerçadas em uma visão mais ampla de educação e sociedade, bem como a implementação de métodos de observação do cotidiano escolar.
 
 
 
Programa
 Orientações gerais sobre o estágio  Entrega de lista de vagas das escolas-campo de estágio e escolha de vagas  Entrega de roteiros  Orientações sobre o Caderno de Campo  Preenchimento de ficha de estágio  Texto: Madalena Freire  Texto: Soraya e Elaine sobre estágio  Sistema semiótico  Supervisão em grupos  Elaboração de projeto/Confecção de material  Excursão didática  Apresentação de estágio  Entrega de relatório  Avaliação da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas, bem como de discussões contextualizadas de artigos e textos estudados nas disciplinas teóricas de fundamentos e de metodologias do ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos:
· Discussão de um roteiro de observação.
· Discussão dos métodos de observação, coleta de dados, compromisso e postura ética do estagiário com a escola.
· Discussão e elaboração de um projeto de estágio integrando as metodologias de ensino das áreas específicas.
· Orientação, supervisão e acompanhamento no decorrer do estágio para execução e implementação do que foi planejado.
· Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio.
· Orientação dos registros de estágio.
· Apresentação e discussão das experiências vividas com todo o grupo.
A discussão e troca de experiência são de fundamental importância para reflexão da prática pedagógica, sendo assim, a participação dos alunos nas atividades é imprescindível.
Critério
Os alunos serão avaliados em relaçao ao seu movimento de aprendizagem por meio de:
• Desenvolvimento e apresentação do Projeto de Estágio;
• Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula;
Participação nas supervisões;
-Produção do caderno de campo e
• Elaboração do relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação. As atividades propostas devem ser cumpridas no decorrer da disciplina. A participação do aluno nas discussões, supervisões e dinâmicas de grupo são insubstituíveis por outras atividades.
 
Bibliografia
     
AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Lúria. São Paulo: Ática, 1995. BAKHTIN, M.Marxismo e Filosofia da Linguagem.São Paulo: HUCITEC, 1995. BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto. 1994 BRASIL, ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. ---- BRASIL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 10 vols CODO, W. (Org.) Educação: carinho e trabalho. RJ: Vozes, 1999. COLL, C. e TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1˚ a 4˚ série. São Paulo: Ática; 1999. HARLA, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed, 2002. KLEIMAN, A .Oficina de leitura: teoria e prática.Campinas - SP:Pontes; Editora da Universidade de Campinas, 1996. LEIS: 9394/96 (LDB). 9424/96 (Fundef). Constituição Federal e Plano Nacional de Educação. PARO, V. H. Reprovação escolar: renúncia à educação. SP: Xamã, 2001b PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP: T. A Queiroz, 1990. RIOS, T. A . Significado e Pressupostos do Projeto Pedagógico> Idéias: O diretor-articulador do projeto da escola, n.15, 73-77, FDE. 1992. SIGNORINI, I. (org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento.Campinas -SP: Mercado das Letras, 2001. SOUZA, M. P. R. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão do fracasso escolar no Brasil. In: A. M. Machado e M. P. R. Souza (orgs) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1977. WEFFORT, M. F. Observação, registro, reflexão: Instrumentos metodológicos I. SP: Espaço Pedagógico, 1995. Araújo, E. S; Pacífico, S. M. R. O Estágio como aprendizagem d e para a docência: um diálogo com Língua Portuguesa e Matemática. “Freire, M. Observação, Registro e Reflexão".
 

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