Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 4ª série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia). Específicos: a) Implementar métodos de observação do cotidiano escolar. b) Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar. c) Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola. d) Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas. e) Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola. f) Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. g) Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas. h) Promover a integração da universidade com as instituições escolares. i) Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
Apresentação e discussão de práticas sócio-educativas integradas. Orientação de estágios curriculares supervisionados nos anos iniciais. Elaboração, execução e reflexão de projetos de ensino focados nas áreas de História, Geografia e Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental.
O conteúdo do curso é a articulação entre teoria e prática das disciplinas de fundamento e de metodologia do ensino das áreas específicas, alicerçadas em uma visão mais ampla de educação e sociedade, bem como a implementação de métodos de observação do cotidiano escolar.
Como esta disciplina se configura basicamente pela articulação entre teoria e prática, todas a bibliografia até então utilizada nas disciplinas de fundamentos, bem com as de metodologias de ensino das áreas específicas devem ser utilizadas para: elaboração do projeto, discussões, compreensão da realidade escolar e relatório final. Dos semestres anteriores, destacam-se as seguintes referências:BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde/ Secretaria da Educação Fundamental. Brasília. Pp. 29-52.BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: História/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.BRITO, F. R.; SILVA, R.M.G (Re)significando o ensino de ciências e geografia nas séries iniciais: uma proposta de ensino com enfoque globalizado. Retirado de http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT13-3440--Int.pdf, acesso em 12/03/2012.KAWASAKI, C.S. A construção de um calendário biológico na Creche Carochinha. Ciência e Ensino – Jornal do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino, Faculdade de Educação da Unicamp, n. 8, p. 3-6, junho de 2000.KAWASAKI, C.S; BIZZO, N.M.V. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola, N. 12, P. 24-29, nov. 2000.KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? In: Assolini e Lastória (org.) Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010.LÁSTORIA, A.C. (org.) Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto-SP, 2009.PIMENTA, Se. G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 6ª. ed. – São Paulo: Corteza, 2011 (capítulo 1).