Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961079 - Ação Pedagógica Integrada:ensino Fundamental II
Teaching Integrated Action: Elementary School II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Contribuir para a formação do futuro pedagogo através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental (1ª à 4ª série) no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando as metodologias de ensino das áreas específicas (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de História e Geografia). Específicos: a) Implementar métodos de observação do cotidiano escolar. b) Articular o conhecimento adquirido nas várias disciplinas de metodologias de ensino das áreas específicas para sistematizar a observação, problematizar e refletir sobre o processo pedagógico que ocorre no contexto escolar. c) Conhecer e refletir as rotinas de funcionamento da escola. d) Conhecer a concepção de conhecimento e educação que os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem possuem (incluindo pais, alunos, professores, funcionários, técnicos) buscando compreender as condições de contexto que geram as práticas observadas. e) Identificar no planejamento e avaliação do ensino das diferentes disciplinas o que se refere a: seleção e seqüência de conteúdos; métodos e procedimentos utilizados; direção e organização das atividades; formas de controle e avaliação do ensino e da aprendizagem; integração com o projeto pedagógico da escola. f) Reconhecer formas de trabalho pedagógico que visem a promoção do desenvolvimento social, psicológico e cognitivo dos alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. g) Propor e discutir alternativas possíveis para o ensino das áreas específicas. h) Promover a integração da universidade com as instituições escolares. i) Refletir sobre as implicações éticas da inserção na instituição de fundamental, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3060984 - Andrea Coelho Lastória
 
Programa Resumido
Apresentação e discussão de práticas sócio-educativas integradas. Orientação de estágios curriculares supervisionados nos anos iniciais. Elaboração, execução e reflexão de projetos de ensino focados nas áreas de História, Geografia e Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental.
 
 
 
Programa
O conteúdo do curso é a articulação entre teoria e prática das disciplinas de fundamento e de metodologia do ensino das áreas específicas, alicerçadas em uma visão mais ampla de educação e sociedade, bem como a implementação de métodos de observação do cotidiano escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas, bem como de discussões contextualizadas de artigos e textos estudados nas disciplinas teóricas de fundamentos e de metodologias do ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos:
· Discussão de um roteiro de observação.
· Discussão dos métodos de observação, coleta de dados, compromisso e postura ética do estagiário com a escola.
· Discussão e elaboração de um projeto de estágio integrando as metodologias de ensino das áreas específicas.
· Orientação, supervisão e acompanhamento no decorrer do estágio para execução e implementação do que foi planejado.
· Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio.
· Orientação dos registros de estágio.
· Apresentação e discussão das experiências vividas com todo o grupo.

A discussão e troca de experiência são de fundamental importância para reflexão da prática pedagógica, sendo assim, a participação dos alunos nas atividades é imprescindível.
Critério
Os alunos serão avaliados através:
· Elaboração e desenvolvimento do Projeto de Estágio;
· Desenvolvimento do projeto de estágio;
· Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula;
· Elaboração de relatórios de estágio.

Norma de Recuperação
Não haverá recuperação. As atividades propostas devem ser cumpridas no decorrer da disciplina. A participação do aluno nas discussões, supervisões e dinâmicas de grupo são insubstituíveis por outras atividades.
 
Bibliografia
     
Como esta disciplina se configura basicamente pela articulação entre teoria e prática, todas a bibliografia até então utilizada nas disciplinas de fundamentos, bem com as de metodologias de ensino das áreas específicas devem ser utilizadas para: elaboração do projeto, discussões, compreensão da realidade escolar e relatório final. Dos semestres anteriores, destacam-se as seguintes referências:

BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde/ Secretaria da Educação Fundamental. Brasília. Pp. 29-52.
BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: História/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.

BRASIL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.

BRITO, F. R.; SILVA, R.M.G (Re)significando o ensino de ciências e geografia nas séries iniciais: uma proposta de ensino com enfoque globalizado. Retirado de http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT13-3440--Int.pdf, acesso em 12/03/2012.

KAWASAKI, C.S. A construção de um calendário biológico na Creche Carochinha. Ciência e Ensino – Jornal do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino, Faculdade de Educação da Unicamp, n. 8, p. 3-6, junho de 2000.

KAWASAKI, C.S; BIZZO, N.M.V. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola, N. 12, P. 24-29, nov. 2000.

KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? In: Assolini e Lastória (org.) Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010.

LÁSTORIA, A.C. (org.) Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto-SP, 2009.
PIMENTA, Se. G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 6ª. ed. – São Paulo: Corteza, 2011 (capítulo 1).
 

Clique para consultar os requisitos para 5961079

Clique para consultar o oferecimento para 5961079

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP