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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961080 - Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Early Childhood Education: Integrated Practical Activities I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 18 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na faixa dos 0 aos 6 anos de idade.
Específicos: 
1.	Articular o conhecimento teórico à prática pedagógica.
2.	Promover a reflexão sobre as implicações éticas da inserção na instituição de educação infantil, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
3.	Levar o aluno a analisar:
a)	o projeto pedagógico da instituição, com especial atenção para suas concepções de educação, infância e família.
b)	As rotinas de cuidado e educação na instituição, relacionando-as com sua estrutura física e organizacional, com a formação de seus profissionais e com seu projeto pedagógico.
c)	A relação instituição-família e as diferentes formas de interação que se dão no âmbito da instituição: criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto.
d)	A integração de conhecimentos oriundos das diferentes metodologias de ensino na prática dos educadores.
4. Capacitar o aluno para realizar um diagnóstico institucional, propor e iniciar a implantação de um projeto de intervenção na instituição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
407786 - Bianca Cristina Correa
3546064 - Jéssica Mami Makino
56479 - Katia de Souza Amorim
 
Programa Resumido
História e políticas públicas de educação infantil no Brasil; concepções e práticas de educação infantil no Brasil; perspectiva histórico-cultural de aprendizagem; e desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
 
 
 
Programa
O conteúdo do curso acompanhará aquele contemplado nas disciplinas de "Fundamentos históricos e políticos da educação infantil brasileira" e "Concepções e práticas pedagógicas de educação infantil". Ainda:
Orientações gerais sobre o estágio
Distribuição de vagas das escolas-campo de estágio e escolha de vagas
Orientações sobre o Caderno de Campo
Supervisão de estágio em grupos
Produção de relatório
Elaboração de projeto de intervenção
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas nos processos de observação de salas de creche e pré-escola, articulando os conhecimentos estudados nesta e nas demais disciplinas do curso de Pedagogia, em especial aqueles oriundos dos fundamentos da educação infantil e das metodologias de ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos: Discussão de roteiros de observação. Discussão dos métodos de observação, compromisso e postura ética do estagiário com a creche/pré-escola. Discussão dos projetos de estágio. Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio. Orientação dos registros de estágio Excursão Didática
Critério
Os alunos serão avaliados por meio de: - Elaboração de Caderno de Campo. - Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula e em supervisões de estágio. - Elaboração do Projeto de Estágio. - Elaboração do Relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Haverá recuperação se comprovado o cumprimento da carga horária do estágio, conforme normas do curso; a recuperação ocorrerá mediante a reelaboração de relatório de estágio e/ou projeto de estágio e caderno de campo.
 
Bibliografia
     
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEF/DPE/Coedi, 1997. 
CORREA, B.C. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p.85-112, julho/ 2003.
CRUZ, S.H.V. Brincar correndo antes que a tia chegue: percepções e reações de crianças acerca de suas experiências na pré-escola.
FERREIRA, Sueli; Silva, Silvia M.C. “Faz chão pra ela não ficar voando”: o desenho na sala de aula. In: FERREIRA, S. (org). In: O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.p. 139-179.
MAFFIOLETTI, Leda A. Práticas musicais na escola infantil. In: CRAIDY, C.;KAERCHER, G.E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001. p. 123-134.
MARANHÃO, D. G. O cuidado como elo entre saúde e educação. In: Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 115-133, dezembro/2000.
MARANHÃO, D. G. Observar as crianças para integrar saúde e educação. Revista Veras, v. 5, n. 2, p. 133-147, julho/dezembro, 2015. 
PONSO, Caroline Cao. Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil. Música na Educação Básica, v. 3, n. 3. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, 2011.
SCHROEDER, Silvia C. N. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Revista Leitura: Teoria e Prática, n. 58, Campinas: Global, jun. 2012, p. 77-85.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Grupo social alvo da atividade extensionista: docentes e crianças da Educação Infantil de instituições públicas do município
Objetivos da atividade
Objetivos da atividade extensionista: ação de intervenção Pedagógica na área da Educação Infantil
Descrição da atividade
Descrição das ações: elaboração de projeto de intervenção; produção de material didático; elaboração de instrumentos de avaliação; e relatório de estágio.
Indicadores de avaliação da atividade
Produção de relatório com análise das atividades desenvolvidas

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