Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961080 - Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Early Childhood Education: Integrated Practical Activities I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na faixa dos 0 aos 6 anos de idade. Específicos: 1. Articular o conhecimento teórico à prática pedagógica. 2. Promover a reflexão sobre as implicações éticas da inserção na instituição de educação infantil, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais. 3. Levar o aluno a analisar: a) o projeto pedagógico da instituição, com especial atenção para suas concepções de educação, infância e família. b) As rotinas de cuidado e educação na instituição, relacionando-as com sua estrutura física e organizacional, com a formação de seus profissionais e com seu projeto pedagógico. c) A relação instituição-família e as diferentes formas de interação que se dão no âmbito da instituição: criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto. d) A integração de conhecimentos oriundos das diferentes metodologias de ensino na prática dos educadores. 4. Capacitar o aluno para realizar um diagnóstico institucional, propor e iniciar a implantação de um projeto de intervenção na instituição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
407786 - Bianca Cristina Correa
3546064 - Jéssica Mami Makino
56479 - Katia de Souza Amorim
 
Programa Resumido
História e políticas públicas de educação infantil no Brasil; concepções e práticas de educação infantil no Brasil; perspectiva histórico-cultural de aprendizagem; e desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
 
 
 
Programa
O conteúdo do curso acompanhará aquele contemplado nas disciplinas de "Fundamentos históricos e políticos da educação infantil brasileira" e "Concepções e práticas pedagógicas de educação infantil".
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas, articulando os conhecimentos estudados nas demais disciplinas do curso de Pedagogia, em especial aqueles oriundos dos fundamentos da educação infantil e das metodologias de ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos: • Discussão de roteiros de observação. • Discussão dos métodos de observação, compromisso e postura ética do estagiário com a creche/pré-escola. • Discussão dos projetos de estágio. • Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio. • Orientação dos registros de estágio
Critério
Os alunos serão avaliados por meio de: - Elaboração de Caderno de Campo. - Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula e em supervisões de estágio. - Elaboração do Projeto de Estágio. - Elaboração do Relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Haverá recuperação se comprovado o cumprimento da carga horária do estágio, conforme normas do curso; a recuperação ocorrerá mediante a reelaboração de relatório de estágio e/ou projeto de estágio e caderno de campo.
 
Bibliografia
     
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEF/DPE/Coedi, 1997. CORREA, B.C. Considerações sobre qualidade na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p.85-112, julho/ 2003. CRUZ, S.H.V. Brincar correndo antes que a tia chegue: percepções e reações de crianças acerca de suas experiências na pré-escola. FERREIRA, Sueli; Silva, Silvia M.C. “Faz chão pra ela não ficar voando”: o desenho na sala de aula. In: FERREIRA, S. (org). In: O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.p. 139-179. MAFFIOLETTI, Leda A. Práticas musicais na escola infantil. In: CRAIDY, C.;KAERCHER, G.E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001. p. 123-134. MARANHÃO, D. G. O cuidado como elo entre saúde e educação. In: Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 115-133, dezembro/2000. MARANHÃO, D. G. Observar as crianças para integrar saúde e educação. Revista Veras, v. 5, n. 2, p. 133-147, julho/dezembro, 2015. PONSO, Caroline Cao. Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil. Música na Educação Básica, v. 3, n. 3. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, 2011. SCHROEDER, Silvia C. N. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Revista Leitura: Teoria e Prática, n. 58, Campinas: Global, jun. 2012, p. 77-85.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961080

Clique para consultar o oferecimento para 5961080

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP