Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961081 - Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil II
Early Childhood Education: Integrated Practical Activities II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: Assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na faixa dos 0 aos 6 anos de idade.
Específicos: 
1. Articular o conhecimento teórico à prática pedagógica.
2. Promover a reflexão sobre as implicações éticas da inserção na instituição de educação infantil, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais.
3. Desenvolver, de forma crítica, projeto de intervenção em uma instituição de educação infantil, a partir das observações realizadas em semestre anterior, considerando:
a) o conhecimento teórico na área;
b) os direitos das crianças estabelecidos legalmente;
c) o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil;
d) as diferentes formas de interação que se dão no âmbito da instituição: criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto;
e) o projeto pedagógico da instituição onde se realiza o estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
407786 - Bianca Cristina Correa
3546064 - Jéssica Mami Makino
 
Programa Resumido
História e políticas públicas de educação infantil no Brasil; concepções e práticas de educação infantil no Brasil; perspectiva histórico-cultural de aprendizagem; e desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
 
 
 
Programa
O conteúdo do curso acompanhará aquele contemplado nas disciplinas de "Fundamentos históricos e políticos da educação infantil brasileira" e "Concepções e práticas pedagógicas de educação infantil".
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de momentos de orientação, reflexão e discussão das situações vividas, articulando os conhecimentos estudados nas demais disciplinas do curso de Pedagogia, em especial aqueles oriundos dos fundamentos da educação infantil e das metodologias de ensino. Serão utilizados os seguintes procedimentos: • Discussão dos projetos de estágio. • Orientação, supervisão e acompanhamento no decorrer do estágio para execução e implementação do que foi planejado. • Dinâmicas de discussão de situações vivenciadas no estágio. • Orientação dos registros de estágio.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio de: - Desenvolvimento do Projeto de Estágio. - Elaboração de Caderno de Campo. - Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula e em supervisões de estágio. - Elaboração do Relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Haverá recuperação se comprovado o cumprimento da carga horária do estágio, conforme normas do curso; a recuperação ocorrerá mediante a reelaboração de relatório de estágio e/ou caderno de campo.
 
Bibliografia
     
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos desse direito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 92-103.
CORREA, Bianca. BUCCI, Lorenzza.  Expectativas de um grupo de crianças sobre o ensino fundamental a partir de suas vivências em uma pré-escola. 35ª Reunião Anual da Anped. Porto de Galinhas, PE. 21 a 24 de outubro de 2012. Disponível em: .  
GALVÃO, Izabel. O desenho na pré-escola: o olhar e as expectativas do professor. Disponível em: 
GOMES, Sandra; CARVALHO, Rosana. Nana, neném... ZZZZZZ. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed.  SP: Cortez, 2009. p. 145-146.
MOREIRA, Lúcia; VITÓRIA, Telma. Controle de esfíncteres. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed.  SP: Cortez, 2009. p. 141-144.
PANTONI, Rosa V.; PIOTTO, Debora C.; VITÓRIA, Telma. Conversando sobre sexualidade. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed. SP: Cortez, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961081

Clique para consultar o oferecimento para 5961081

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP