Geral: Assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na faixa dos 0 aos 6 anos de idade. Específicos: 1. Articular o conhecimento teórico à prática pedagógica. 2. Promover a reflexão sobre as implicações éticas da inserção na instituição de educação infantil, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais. 3. Desenvolver, de forma crítica, projeto de intervenção em uma instituição de educação infantil, a partir das observações realizadas em semestre anterior, considerando: a) o conhecimento teórico na área; b) os direitos das crianças estabelecidos legalmente; c) o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; d) as diferentes formas de interação que se dão no âmbito da instituição: criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto; e) o projeto pedagógico da instituição onde se realiza o estágio.
História e políticas públicas de educação infantil no Brasil; concepções e práticas de educação infantil no Brasil; perspectiva histórico-cultural de aprendizagem; e desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
O conteúdo do curso acompanhará aquele contemplado nas disciplinas de "Fundamentos históricos e políticos da educação infantil brasileira" e "Concepções e práticas pedagógicas de educação infantil".
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos desse direito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 92-103. CORREA, Bianca. BUCCI, Lorenzza. Expectativas de um grupo de crianças sobre o ensino fundamental a partir de suas vivências em uma pré-escola. 35ª Reunião Anual da Anped. Porto de Galinhas, PE. 21 a 24 de outubro de 2012. Disponível em: . GALVÃO, Izabel. O desenho na pré-escola: o olhar e as expectativas do professor. Disponível em: GOMES, Sandra; CARVALHO, Rosana. Nana, neném... ZZZZZZ. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed. SP: Cortez, 2009. p. 145-146. MOREIRA, Lúcia; VITÓRIA, Telma. Controle de esfíncteres. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed. SP: Cortez, 2009. p. 141-144. PANTONI, Rosa V.; PIOTTO, Debora C.; VITÓRIA, Telma. Conversando sobre sexualidade. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et. al. Os fazeres da educação infantil. 11ª ed. SP: Cortez, 2009.