Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961082 - Escrita, Alfabetização e Letramento: Uma Abordagem Histórica
Writing and Literacy: a historical approach

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: Oferecer uma visão histórica da relação entre os processos de invenção da escrita, de seu ensino na escola (alfabetização) , e de sua penetração nas práticas discursivas letradas (letramento) Específicos: Dar um embasamento ao futuro pedagogo para um trabalho integrado com as práticas da escrita e do letramento, na escola e fora dela.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2919912 - Soraya Maria Romano Pacifico
 
Programa Resumido
Diferentes abordagens sobre escrita, alfabetização e letramento.
 
 
 
Programa
1. A escrita enquanto código: produto cultural e histórico; 2. O processo de legitimação da língua escrita: poder e dominação; 3. A alfabetização no sentido estrito e o discurso pedagógico; 4. A teoria da grande divisa e o modelo autônomo de letramento; 5. O letramento e as práticas discursivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Trabalho em grupo
Critério
Média aritmética
- Uma prova escrita (individual) sobre o conteúdo;
- Um trabalho de análise de dados (grupos de 3)
Norma de Recuperação
O aluno deverá entregar uma resenha por escrito de todos os textos utilizados até um mês após o término do semestre.
 
Bibliografia
     
GNERRE, M. (1987) Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo: Martins Fontes.
TFOUNI, L. V. (1997) Letramento e Alfabetização. São Paulo. Cortez (2ª Ed.).
GALLO, S. L. (1992) Discurso da Escrita e Ensino. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
KLEIMAN, A. (Org.) (1999). Os significados do Letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961082

Clique para consultar o oferecimento para 5961082

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP