Geral: Oferecer uma visão histórica da relação entre os processos de invenção da escrita, de seu ensino na escola (alfabetização) , e de sua penetração nas práticas discursivas letradas (letramento) Específicos: Dar um embasamento ao futuro pedagogo para um trabalho integrado com as práticas da escrita e do letramento, na escola e fora dela.
Diferentes abordagens sobre escrita, alfabetização e letramento.
1. A escrita enquanto código: produto cultural e histórico; 2. O processo de legitimação da língua escrita: poder e dominação; 3. A alfabetização no sentido estrito e o discurso pedagógico; 4. A teoria da grande divisa e o modelo autônomo de letramento; 5. O letramento e as práticas discursivas.
GNERRE, M. (1987) Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo: Martins Fontes.TFOUNI, L. V. (1997) Letramento e Alfabetização. São Paulo. Cortez (2ª Ed.).GALLO, S. L. (1992) Discurso da Escrita e Ensino. Campinas, SP: Editora da Unicamp.KLEIMAN, A. (Org.) (1999). Os significados do Letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras.