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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961084 - Fundamentos de Educação Especial
Special Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral Analisar, historicamente, os conceitos de educação especial, pessoas com deficiência e educação inclusiva e as implicações, atuais, para a prática pedagógica. Específicos 1. Discutir a história da educação especial até os dias de hoje; 2. Analisar as políticas e a legislações atuais voltadas para a educação especial; 3. Diferenciar os papéis dos professores regentes e dos professores especialistas; 4. Refletir sobre alternativas pedagógicas (programas e ações) formalizadas para o atendimento educacional dos alunos com deficiência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
503515 - Ana Claudia Balieiro Lodi
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como objetivo discutir a história da educação especial e analisar suas implicações para as atuais políticas e legislações voltadas para a educação especial; diferenciar os papéis dos professores regentes e dos professores especialistas; e refletir sobre alternativas pedagógicas para o atendimento dos estudantes com deficiência a partir de suas especificidades.
 
 
 
Programa
1. Aspectos políticos e econômicos na história da educação especial; 2. Atuais políticas e legislações voltadas para a educação especial; 3. Os papéis do professor regente e do professor especialista a partir da atual política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; 4. A ação do educador e alternativas pedagógicas junto aos alunos com deficiência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialogadas e discussão de textos.
Critério
1. Atividades realizadas no decorrer do semestre com entrega de registros escritos (valor 10%)
2. Prova escrita (valor 40%)
3. Apresentação de adaptações de planos de ensino (valor 50%)
Norma de Recuperação
O professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica BRASIL. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. BRASIL. Decreto 7611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em http://www.planalto2015.gov.br/ccivil_03/¬_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. BUENO, J.G.S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial, v.5, 1999. MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006. MENDES, E.G. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v.22, n.57, mayo-agosto, 2010. MIRANDA, A.A.B. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, v.7, p.29-44, jan/dez 2008. OMOTE, S. Perspectivas para conceituação de deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial, v.4, 1996. Bibliografia Complementar GÓES, M.C.R.de; LAPLANE, A.L.F.de (Orgs.) Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004. JANNUZZI, G. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. MAZZOTTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo, Cortez Ed., 1996.
 

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