1. Introduzir o aluno ao estudo de alguns teóricos da Psicologia e suas abordagens – Skinner, Piaget e Wallon. Específico: 2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação. 3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.
1. História das Teorias em Psicologia do Desenvolvimento. 2. Teorias do desenvolvimento e a educação. 3. Skinner, a análise do comportamento e a educação: o autor e seu contexto; O behaviorismo metodológico de Watson; Aprendizagem para Pavlov e Skinner; O behaviorismo radical. 4. Jean Piaget e o construtivismo: o autor e seu contexto; A teoría construtivista de Jean Piaget; A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. Testes piagetianos 5. Henri Wallon e a psicogenética: o autor e seu contexto; Os meios, os grupos e a psicogênese da criança; a educação na proposição de Wallon.
1. O papel da psicologia do desenvolvimento no campo da educação - História das Teorias em Psicologia do Desenvolvimento - Teorias do desenvolvimento e a educação 2. Comportamentalismo e a educação. - Os autores e seus contextos - O behaviorismo metodológico de Watson. - Aprendizagem para Pavlov e Skinner. - O behaviorismo radical. 3. Epistemologia Psicogenética e a educação. - Jean Piaget – o autor e seu contexto - A teoria construtivista de Jean Piaget - A teoría construtivista de Jean Piaget e a educação. 4. Henri Wallon e a psicogenética - O autor e seu contexto - A teoria psicogenética de Wallon - As contribuições de Wallon para a educação.
BIAGGIO, A.M.B. (1998). O conceito de desenvolvimento e o campo da psicologia do desenvolvimento: perspectiva histórica. In Biaggio, A.M.B. Psicologia do desenvolvimento: conceituação, evolução e metodologia (19-40). Petrópolis: Vozes. CUNHA, M.V. (2003). Pavlov, Watson e Skinner – Comportamentalismo e educação (pp. 41-58). O que você precisa saber sobre.... Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A PASQUALINI, J.C. & EIDT, N.M. (2013). A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia. Horizontes – Revista de Educação, 1(1). PIAGET, J. (1964). O Desenvolvimento Mental da Criança (p. 13-41). In Seis Estudos de Psicologia (p. 11-42). Rio de Janeiro: Forense. PIAGET, J. (1964). A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. In Seis Estudos de Psicologia (83-92). Rio de Janeiro: Forense. PIAGET (1983). In Os Pensadores (pp.VI-XVII), São Paulo: Abril. WEREBE, M.J.G. & NADEL-BRULFERT, J. (1986). Proposições para uma leitura de Wallon, In M.J.G. Werebe e J. Nadel-Brulfert (orgs) Wallon. São Paulo: Ática. WALLON, H. (1986). Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In Werebe, M. J. G. e Nadel-Brulfert, J. Henri Wallon (p.168-178). São Paulo: Ática. WALLON, H. (1986). O Papel do Outro na Consciência do Eu. In Werebe, M. J. G. e Nadel-Brulfert, J. Henri Wallon (p. 158-167). São Paulo: Ática. WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores, 1979. WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.