Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961085 - Fundamentos Psicológicos da Educação I
Educational Psychology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Introduzir o aluno ao estudo de alguns teóricos da Psicologia e suas abordagens – Skinner, Piaget e Wallon. Específico: 2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação. 3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56479 - Katia de Souza Amorim
 
Programa Resumido
1. História das Teorias em Psicologia do Desenvolvimento. 2. Teorias do desenvolvimento e a educação. 3. Skinner, a análise do comportamento e a educação: o autor e seu contexto; O behaviorismo metodológico de Watson; Aprendizagem para Pavlov e Skinner; O behaviorismo radical. 4. Jean Piaget e o construtivismo: o autor e seu contexto; A teoría construtivista de Jean Piaget; A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. Testes piagetianos 5. Henri Wallon e a psicogenética: o autor e seu contexto; Os meios, os grupos e a psicogênese da criança; a educação na proposição de Wallon.
 
 
 
Programa
1. O papel da psicologia do desenvolvimento no campo da educação - História das Teorias em Psicologia do Desenvolvimento - Teorias do desenvolvimento e a educação 2. Comportamentalismo e a educação. - Os autores e seus contextos - O behaviorismo metodológico de Watson. - Aprendizagem para Pavlov e Skinner. - O behaviorismo radical. 3. Epistemologia Psicogenética e a educação. - Jean Piaget – o autor e seu contexto - A teoria construtivista de Jean Piaget - A teoría construtivista de Jean Piaget e a educação. 4. Henri Wallon e a psicogenética - O autor e seu contexto - A teoria psicogenética de Wallon - As contribuições de Wallon para a educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, seminários, discussões em pequenos e grandes grupos. O desenvolvimento do programa pressupõe a participação ativa dos alunos na leitura prévia e discussão dos textos indicados.
Critério
Relatório de grupo; Apresentação de seminário; Prova escrita. Será aprovado o aluno que obtiver uma média ponderada igual a 5 (cinco).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral , e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo de disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
BIAGGIO, A.M.B. (1998). O conceito de desenvolvimento e o campo da psicologia do desenvolvimento: perspectiva histórica. In Biaggio, A.M.B. Psicologia do desenvolvimento: conceituação, evolução e metodologia (19-40). Petrópolis: Vozes. CUNHA, M.V. (2003). Pavlov, Watson e Skinner – Comportamentalismo e educação (pp. 41-58). O que você precisa saber sobre.... Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A PASQUALINI, J.C. & EIDT, N.M. (2013). A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia. Horizontes – Revista de Educação, 1(1). PIAGET, J. (1964). O Desenvolvimento Mental da Criança (p. 13-41). In Seis Estudos de Psicologia (p. 11-42). Rio de Janeiro: Forense. PIAGET, J. (1964). A linguagem e o pensamento do ponto de vista genético. In Seis Estudos de Psicologia (83-92). Rio de Janeiro: Forense. PIAGET (1983). In Os Pensadores (pp.VI-XVII), São Paulo: Abril. WEREBE, M.J.G. & NADEL-BRULFERT, J. (1986). Proposições para uma leitura de Wallon, In M.J.G. Werebe e J. Nadel-Brulfert (orgs) Wallon. São Paulo: Ática. WALLON, H. (1986). Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In Werebe, M. J. G. e Nadel-Brulfert, J. Henri Wallon (p.168-178). São Paulo: Ática. WALLON, H. (1986). O Papel do Outro na Consciência do Eu. In Werebe, M. J. G. e Nadel-Brulfert, J. Henri Wallon (p. 158-167). São Paulo: Ática. WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores, 1979. WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961085

Clique para consultar o oferecimento para 5961085

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP