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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961089 - Didática II
Didactics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina de Didática II pretende contribuir para a formação de um profissional que atue em processos educativos, principalmente desenvolvidos nas instituições escolares e que tenha uma perspectiva de trabalho interdisciplinar. Neste sentido a Didática é aqui entendida como princípios pedagógicos gerais que norteiam a organização do trabalho em sala de aula e sua articulação com a organização global da escola. Dessa forma, tem uma interface com o que normalmente se conhece por campo do currículo, já que a organização global da escola não pode ser descartada no processo de conhecimento da organização particular da sala de aula. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, a relação com o saber e as práticas que constituem o cotidiano da escola e da sala de aula, considerando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Tal programa se justifica na importância de formar o futuro Pedagogo, nas dimensões teórica e prática, para responder às demandas da escola contemporânea, por meio de atuação docente comprometida com o ensino e a aprendizagem de todos os alunos. O ensino, objeto da Didática, é um fenômeno complexo, enquanto prática social historicamente situada e realizada com seres humanos. Portanto, o campo da Didática pressupõe:
a) A percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social.
b) O entendimento do ensino como mediação e aprendizagem ativa do estudante.
c) O conhecimento do processo de ensinar a pensar, das implicações e relações entre o saber pedagógico e o saber científico, do domínio de métodos, dos procedimentos e formas de avaliação, da organização e gestão do processo de ensino face às situações didáticas concretas.
d) A explicitação e análise das unidades de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, avaliação e recursos enquanto eixo do planejamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6273736 - Cristina Cinto Araujo Pedroso
2917757 - Noeli Prestes Padilha Rivas
 
Programa Resumido
Da natureza e mediação do trabalho docente e da relação do estudante com o conhecimento.Organização da Aula: Elementos estruturantes . O processo de ensino e suas múltiplas determinações. A relação da didática com o currículo.
 
 
 
Programa
Da natureza e mediação do trabalho docente e da relação do estudante com o conhecimento
1. O aluno como sujeito e sua relação com o conhecimento.
2. O professor no processo de aprendizagem: a relação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.
3. A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
4. O estágio curricular supervisionado: diferentes concepções, legislações e projeto de estágio da disciplina de Didática II.
5. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação: Projeto Político Pedagógico e o Planejamento de ensino:
Concepções e pressupostos. As várias instâncias do Planejamento: Projeto Político-Pedagógico da Escola, Plano de Ensino, Plano de Aula e Projeto Escolar.
Da organização da aula:
1. Organização da Aula: Elementos estruturantes
2. O processo de ensino e suas múltiplas determinações: Caracterização e problematização do processo de ensino, as mediações cognitivas (para que, o que, como, em que condições ensinar), ou seja, objetivos, conteúdos, métodos e estratégias de ensino, processo de avaliação da aprendizagem.
Da relação da Didática com o currículo
3. As formas organizativas do ensino na escola pública: tempos e espaços
4. Organização curricular: políticas, embates e o processo de seleção, organização de conteúdos e experiências de aprendizagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe; Painéis,seminários, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais; Discussões de textos; Aulas práticas; Análise de produções escritas dos alunos (Portfólio).
Critério
Os alunos serão avaliados pelo cumprimento das atividades propostas:
1) Prova escrita - Peso: 2
2) Registros escritos e participação nas aulas práticas: Peso 2
3) Atividades relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado: Peso 6
Norma de Recuperação
A recuperação se dará ao longo do processo, durante o semestre tendo em vista o desenvolvimento de atividades de estágio curricular. Portanto, não é oferecida recuperação ao final desta disciplina.
 
Bibliografia
     
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ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. In: A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998, p. 27-52. )
 

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