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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961090 - Fundamentos Psicológicos da Educação II
Educational Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: 1. Conhecer conceitos básicos de teóricos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem visando fundamentar a compreensão dos processos pedagógicos. 2. Fundamentar conceitos importantes para compreensão e análise de formas diversas de interações pedagógicas que visem aprendizagem e desenvolvimento. Específicos: 1. Levar o aluno a conhecer a contribuição de alguns autores para a psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. 2. Contribuir para que o aluno desenvolva referencial teórico que lhe permita refletir sobre as situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em diferentes contextos. 3. Conhecer os fundamentos psicológicos que embasam as propostas curriculares oficiais de modo a poder posicionar-se criticamente frente a estas. 4. Reconheça nos diferentes autores as bases epistemológicas que os sustentam, distinguindo os enfoques teóricos do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
262441 - Débora Cristina Piotto
 
Programa Resumido
1. A Psicologia da Educação na formação de professores; 2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento 3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
 
 
 
Programa
1. A Psicologia da Educação na formação de professores; 2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Piaget para a formulação de uma teoria construtivista: principais conceitos e implicações para a prática educativa; 3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Vygotsky para a construção de uma abordagem histórico-cultural em psicologia: principais conceitos e implicações para a prática educativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, discussão de textos com leituras prévias, seminários, atividades em grupos e estudo dirigido.
Critério
- 2 avaliações escritas individuais.
Será aprovado o aluno que obtiver uma média ponderada igual a 5 (cino).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo de disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
BAETA, AM. Psicologia e Educação. Editora Forma&Ação, 2006.
BAUM, WM. Compreender o behaviorismo. Artmed, 2006.
BRAZELTON, TB. Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Martins Fontes, 2002.
COLL, C.; Palácios, J. e Marchesi, A.(Org.) Desenvolvimento Psicológico e Educação: Vol. 1: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, C.; Palácios, J. e Marchesi, A.(Org.) Desenvolvimento Psicológico e Educação: Vol. 2: Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL-SALVADOR, C. Psicologia do ensino. trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CUNHA, MV. Psicologia da Educação [O que você precisa saber sobre...].Editora Lamparina, 2008.
KUPFER, MC Freud e a Educação. Editora Scipione, 2002.
LA TAILLE,Y.; Oliveira,M.K. e Dantas,H. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MEZAN, R. Freud pensador da cultura. Companhia das Letras, 2006.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2000.
OLIVA, AD et. al. Razão, emoção e ação em cena: a mente sob um olhar evolucionista. Psicologia: teoria e pesquisa. (22) n.1, 2006.
OLSON, D. TORRANCE, N. Educação e desenvolvimento humano. Artmed, 2000.
PLANO de Reforma. Langevin-Wallon. In: MERANI, Alberto l. Psicologia e Pedagogia: as ideias de Henri Wallon. Trad. de L. de Almeida Campos. Lisboa: Editorial Notícias, 1977. p. 175-221.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Artmed, 2002.
________. Aquisição de conhecimento. Artmed, 2005.
ROGOFF, B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Artmed, 2005.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento. Martins Fontes, 2003.
WEREBE, M. J. e NADEL-BRULFERT, J. (orgs.) Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
WERTSCH, J. V.; RÍO, P. e ALVAREZ, A. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores, 1979.
WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.
Webster, R. Freud. Editora Unesp, 2006.
 

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