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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961090 - Fundamentos Psicológicos da Educação II
Educational Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
1. Introduzir o aluno ao estudo das abordagens de Piaget e Vygotsky em Psicologia da Educação.
Específico:
2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação.
3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos   de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.foques teóricos do processo de desenvolvimento e aprendizagem .
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56479 - Katia de Souza Amorim
 
Programa Resumido
1. A Psicologia da Educação na formação de professores;
2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
 
 
 
Programa
1. A Psicologia da Educação na formação de professores;
2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Piaget para a formulação de uma teoria construtivista: principais conceitos e implicações para a prática educativa;
3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Vygotsky para a construção de uma abordagem histórico-cultural em psicologia: principais conceitos e implicações para a prática educativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, discussão de textos com leituras prévias, seminários, atividades em grupos e estudo dirigido.
Critério
Duas avaliações escritas individuais e participação em seminário . Será aprovado o aluno que obtiver média ponderada igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo de disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
1. Cole, M. & Scribner, S. (1991). Introdução. In, A formação social da Mente (1-16). São Paulo: Martins Fontes. 
2. Goes, M.C.R. (2000). A formação do indivíduo nas relações sociais: contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação e Sociedade, 71, 116-131.
3. Palangana, I.C. A relevância do social numa perspectiva interacionista. In: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. SP: Summus, 1998. p. 133-158 (capítulo III).
4. Oliveira, Marta Kohl de. Pensar a educação: Contribuições de Vygotsky. In: Castorina, J.A.; Ferreiro, E.; Lerner, D.; Oliveira, M.K. de. Piaget – Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6.ed. 4.reimpr. São Paulo: Ática, 2002.
5. Oliveira, Marta Kohl De. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2000.
6. Piaget, J. (1964). O Desenvolvimento Mental da Criança (p. 11-42). In Seis Estudos de Psicologia (p. 11-42). Rio de Janeiro: Forense.
7. Pino, A. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, 71, 45-78 
8. Vigotski, L.S. (1929/2000). Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade,71, 21-44
9. Vygotsky, Lev S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Cole, M e outros (Orgs.). 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
10. Vygotsky, Lev S.. Pensamento e Linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
 

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