1. Introduzir o aluno ao estudo das abordagens de Piaget e Vygotsky em Psicologia da Educação. Específico: 2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação. 3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.foques teóricos do processo de desenvolvimento e aprendizagem .
1. A Psicologia da Educação na formação de professores; 2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento 3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
1. A Psicologia da Educação na formação de professores; 2. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Piaget para a formulação de uma teoria construtivista: principais conceitos e implicações para a prática educativa; 3. Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: As contribuições de Vygotsky para a construção de uma abordagem histórico-cultural em psicologia: principais conceitos e implicações para a prática educativa.
1. Cole, M. & Scribner, S. (1991). Introdução. In, A formação social da Mente (1-16). São Paulo: Martins Fontes. 2. Goes, M.C.R. (2000). A formação do indivíduo nas relações sociais: contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação e Sociedade, 71, 116-131. 3. Palangana, I.C. A relevância do social numa perspectiva interacionista. In: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. SP: Summus, 1998. p. 133-158 (capítulo III). 4. Oliveira, Marta Kohl de. Pensar a educação: Contribuições de Vygotsky. In: Castorina, J.A.; Ferreiro, E.; Lerner, D.; Oliveira, M.K. de. Piaget – Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6.ed. 4.reimpr. São Paulo: Ática, 2002. 5. Oliveira, Marta Kohl De. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2000. 6. Piaget, J. (1964). O Desenvolvimento Mental da Criança (p. 11-42). In Seis Estudos de Psicologia (p. 11-42). Rio de Janeiro: Forense. 7. Pino, A. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, 71, 45-78 8. Vigotski, L.S. (1929/2000). Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade,71, 21-44 9. Vygotsky, Lev S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Cole, M e outros (Orgs.). 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 10. Vygotsky, Lev S.. Pensamento e Linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.