Conhecer como se tem constituído o atendimento a crianças menores de 06 anos no Brasil, procurando-se para tanto, abarcar seus aspectos culturais, sociais, econômicos, históricos e educacionais; Possibilitando, assim, ao acadêmico a realização de uma análise crítica contundente e engajada no trabalho de construção de um atendimento público de qualidade com vistas à efetiva melhoria das condições que envolvem o cuidar e o educar crianças de 0 a 06 anos em nosso país.
Tópicos sobre a história da educação infantil no Brasil do período colonial à contemporaneidade.
1. Introdução: As Pesquisas sobre História da Educação Pré-Escolar no Brasil; 2. A Educação Infantil no Brasil do período colonial a República; 3. O contexto e a problemática do atendimento de 0 a 6 anos no Brasil durante as décadas de 30, 40, 50 e 60; 4. A Educação Infantil durante o período da ditadura militar: a década de 70 e início dos anos 80; 5. As discussões em torno da constituinte e o atendimento de 0 a 6 anos: o final da década de 80; 6. A década de 90 e a Educação Infantil: neoliberalismo, pós-modernismo e construtivismo; 7. Os desafios do século XXI para a educação de crianças menores de 6 anos
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