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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961092 - História da Educação Infantil no Brasil
History of Childhood Education in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Conhecer como se tem constituído o atendimento a crianças menores de 06 anos no Brasil, procurando-se para tanto, abarcar seus aspectos culturais, sociais, econômicos, históricos e educacionais; Possibilitando, assim, ao acadêmico a realização de uma análise crítica contundente e engajada no trabalho de construção de um atendimento público de qualidade com vistas à efetiva melhoria das condições que envolvem o cuidar e o educar crianças de 0 a 06 anos em nosso país.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5813083 - Sergio Cesar da Fonseca
 
Programa Resumido
Tópicos sobre a história da educação infantil no Brasil do período colonial à contemporaneidade.
 
 
 
Programa
1.	Introdução: As Pesquisas sobre História da Educação Pré-Escolar no Brasil;
2.	A Educação Infantil no Brasil do período colonial a República;
3.	O contexto e a problemática do atendimento de 0 a 6 anos no Brasil durante as décadas de 30, 40, 50 e 60;
4.	A Educação Infantil durante o período da ditadura militar: a década de 70 e início dos anos 80;
5.	As discussões em torno da constituinte e o atendimento de 0 a 6 anos: o final da década de 80;
6.	A década de 90 e a Educação Infantil: neoliberalismo, pós-modernismo e construtivismo;
7.	Os desafios do século XXI para a educação de crianças menores de 6 anos
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades serão desenvolvidas, basicamente, de acordo com os seguintes procedimentos:
1. Introdução do tema, mediante exposição feita pelo professor;
2. Estudos realizados pelos alunos (as) sobre o tema em análise a partir de leituras previamente indicadas;
3. Debates abertos ou dirigidos, com base nos estudos preparatórios efetuados pelos alunos;
4. Sistematização dos debates e síntese do tema, pelo professor
Critério
a) Provas escritas 80%
b) Relatórios e resenhas individuais sobre os temas dos trabalhos de classe e exercícios 20%
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ABRAMOVAY, M. e KRAMER, S. - O Rei está nu: um debate sobre as funções da Pré-Escola - in CEDES - Campinas, n. 9, 27-38, 1991
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ROSEMBERG, F.. A LBA o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: FREITAS, M. C. (org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo : Cortez, (137-157), 1997.
 

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