a) GeralPossibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.b) Específicos• Analisar criticamente a teoria e a história do currículo. Contextualizar e discutir as diferentes concepções curriculares da escola básica.• Compreender o ensino na escola e a complexidade dos fenômenos educativos.• Analisar a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macroorganizativo, o projeto pedagógico da escola e o papel dos professores no desenvolvimento do currículo.
Análise critica da teoria e a história do currículo, contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica.
A historicidade do currículo: epistemologiaO conceito do currículo escolar, a história das disciplinas escolares e as tendências curriculares no Brasil. Currículo, cultura e sociedade: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia. Os currículos da educação básica:Os parâmetros Curriculares como referência para o Currículo Nacional; o currículo do Ensino Fundamental e Médio. O currículo da Educação Infantil. A educação de jovens e adultos. O currículo das demais modalidades da educação.
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