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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961095 - Teorias do Currículo
Currículum Theories

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2014 Desativação:

Objetivos
a) Geral
Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.
b) Específicos
• Analisar criticamente a teoria e a história do currículo.
Contextualizar e discutir as diferentes concepções curriculares da escola básica.
• Compreender o ensino na escola e a complexidade dos fenômenos educativos.
• Analisar a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macroorganizativo, o projeto pedagógico da escola e o papel dos professores no desenvolvimento do currículo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917757 - Noeli Prestes Padilha Rivas
 
Programa Resumido
Análise critica da teoria e a história do currículo, contextualização e discussão  das diferentes concepções curriculares e análise  da ordenação geral do currículo na educação básica.
 
 
 
Programa
A historicidade do currículo: epistemologia
O conceito do currículo escolar, a história das disciplinas escolares e as tendências curriculares no Brasil.
Currículo, cultura e sociedade:
A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.
Os currículos da educação básica:
Os parâmetros Curriculares como referência para o Currículo Nacional; o currículo do Ensino Fundamental e Médio. O currículo da Educação Infantil. A educação de jovens e adultos. O currículo das demais modalidades da educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, estudo dirigido, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados, acompanhamento na escola, de atividades relacionadas ao desenvolvimento do currículo na escola básica.
Critério
1) Prova escrita - valor 30%
2) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 40%
3) Trabalho final: 30
Norma de Recuperação
1. A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo.
2. Se isto não for possível, o professor poderá solicitar ao aluno a complementação de atividades, uma prova escrita e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
APPLE, Michael. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 
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