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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961103 - Organização do Trabalho Acadêmico
Organization of Academic Work

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Oferecer subsídios aos alunos do Curso de Pedagogia para o entendimento dos principais aspectos técnicos relacionados à estrutura universitária, à sua atividade e organização como universitário;
- Possibilitar aos alunos a oportunidade de reconhecer os principais aspectos éticos, tecnológicos, sociais e técnicos relacionados às diferentes formas de produções textuais acadêmicas e publicações científicas na área de Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
444194 - Elaine Sampaio Araujo
 
Programa Resumido
Estrutura e organização do trabalho acadêmico.
 
 
 
Programa
1) Estrutura e organização da vida de estudos na Universidade;
2) Diferentes formas do conhecimento;
3) Organização e instrumentação para o estudo científico;
4) Estrutura dos diferentes tipos de publicações acadêmicas;
5) Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos;
6) Registros e anotações de aula;
7) Diretrizes para elaboração de material para apresentação;
8) Principais aspectos sobre levantamento bibliográfico e referenciação bibliográfica;
9) Desenvolvimento de projetos e trabalhos acadêmicos;
10) Uso de novas tecnologias na pesquisa e ensino;
11) Aspectos éticos relacionados à produção de textos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas presenciais com utilização de tecnologias, seminários com profissionais da área da Pedagogia, elaboração de fichamentos, sínteses, apresentação do Projeto de Curso de Pedagogia.
Critério
Elaboração de síntese de um texto indicado na Disciplina (Textos relacionados nas Referências Bibliográficas do referido Programa). (Atividade individual 1-Peso 4). Síntese de uma das apresentações dos profissionais de Pedagogia, convidados para o Seminário) (Atividade individual 2 -Peso 3). Atividade Coletiva 1: Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Atividade Coletiva 1- Peso 3). Data: 20/6/2023. Nota 1: As atividades terão valor de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se no resultado a ponderação dos pesos estabelecidos em cada atividade. Total: Peso:10. Nota 2: A atividade coletiva será avaliada pela apresentação dos grupos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação, pois as atividades deverão ser desenvolvidas ao longo do semestre. Os trabalhos deverão ser entregues nas datas combinadas. Em casos especiais, os trabalhos avaliativos poderão ser aceitos posteriormente desde que o motivo seja justificado e aceito pela docente.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Estágio supervisionado na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014. 
AGUIAR, Márcia Angela da S.; BRZEZINSKI, Iria; FREITAS, Helena Costa L.; SILVA, Marcelo Soares Pereira; PINO, Ivany Rodrigues. Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. 
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BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2/2002a. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em: Acesso em: 25 fev. 2020. 
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GHEDIN, Evandro et al. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.
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PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis, Florianópolis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006. 
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PINTO, Umberto de Andrade. O pedagogo escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de complementação pedagógica. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 153-198. 
PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão escolar. São Paulo. Cortez, 2011. 
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, p. 99-134, 2007. 
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf 
SEVERINO, Antonio. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) / Sistema Integrado de Bibliotecas da USP ; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro... [et al.]. -3.ed. rev. ampl. mod. São Paulo: SIBiUSP, 2016. 100p. il. -- (Cadernos de estudos ; 9.
 

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