Oferecer subsídios aos alunos do Curso de Pedagogia para o entendimento dos principais aspectos técnicos relacionados à estrutura universitária, à sua atividade e organização como universitário; - Possibilitar aos alunos a oportunidade de reconhecer os principais aspectos éticos, tecnológicos, sociais e técnicos relacionados às diferentes formas de produções textuais acadêmicas e publicações científicas na área de Educação.
Estrutura e organização do trabalho acadêmico.
1) Estrutura e organização da vida de estudos na Universidade; 2) Diferentes formas do conhecimento; 3) Organização e instrumentação para o estudo científico; 4) Estrutura dos diferentes tipos de publicações acadêmicas; 5) Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos; 6) Registros e anotações de aula; 7) Diretrizes para elaboração de material para apresentação; 8) Principais aspectos sobre levantamento bibliográfico e referenciação bibliográfica; 9) Desenvolvimento de projetos e trabalhos acadêmicos; 10) Uso de novas tecnologias na pesquisa e ensino; 11) Aspectos éticos relacionados à produção de textos
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Estágio supervisionado na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014. AGUIAR, Márcia Angela da S.; BRZEZINSKI, Iria; FREITAS, Helena Costa L.; SILVA, Marcelo Soares Pereira; PINO, Ivany Rodrigues. Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, DF: Senado Federal, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Estadual da Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: Acesso em: 25 fev. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 27/2001 de 27 de outubro de 2001. Brasília, DF: MEC, 2002. 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