Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961119 - Política e Gestão Educacional no Brasil
Educational Policies and Management in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Geral: Estudar a política educacional brasileira a partir de 1930, com ênfase no período que se inicia com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), analisando de que forma esta política se concretiza nos indicadores educacionais, referenciando-se esta análise nos pressupostos teóricos encontrados nas matrizes das Ciências Sociais e nos seus desdobramentos.
Específicos:
1. O aluno deverá ser capaz de fazer uma análise genérica, porém, substancial sobre a evolução do pensamento sociológico no que tange às questões da educação e sua relação com a estrutura social;
2. O aluno deverá ter uma noção básica dos condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro;
3. O aluno deverá tomar contato com o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas conseqüências na estrutura do sistema educacional, visando estabelecer uma relação entre o estatuído na lei, seus condicionantes sociais, políticos e econômicos, e a realidade concreta das políticas educacionais.
4. O aluno deverá desenvolver, na parte prática da disciplina (estágio), uma pesquisa de campo que propicie uma tomada de contato com a realidade educacional da região de Ribeirão Preto (o que implicará num total de 30 horas de atividades supervisionadas).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2106360 - Elmir de Almeida
63303 - Jose Marcelino de Rezende Pinto
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Educação: funções sociais e estrutura da escola;
2. Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro
3. A garantia do direito à educação escolar
4. A Lei nº 9.394/96 (LDB) e organização do sistema escolar brasileiro
4.1.Princípios gerais da educação básica;
4.2.Ensino Fundamental e Ensino Médio;
4.3.Inclusão Escolar;
4.4.Financiamento da educação escolar;
4.5.Organização e funcionamento da unidade escolar
5- Escola e diversidade cultural.


 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Leituras e discussões de textos
- Dramatizações/seminários
- Estágio supervisionado
Critério
1 - Prova escrita individual (0-10) – Peso 1
2 - Seminário (0-10) – Peso 1
3 - Relatório de Estágio (0-20) – Peso 2
Nota Final: Média ponderada de 1, 2 e 3.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou relatório de pesquisa de campo sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela legislação.
 
Bibliografia
     
Azanha, J.M.P. Proposta pedagogia da escola e autonomia da escola. Disponível em www.crmariocovas.sp.gov.br/prp_a.php?t=002
______. Autonomia da escola, um reexame. Disponível em www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_16_p037-046_c.pdf
Brzezinski, I. LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. SP: Cortez, 1997.
Brandão,C.R. O que é educação. SP: Brasiliense.
Cândido, A. A estrutura da escola. In Pereira, L. & Foracchi, M. Educação & Sociedade. São Paulo: Nacional, 1877, pp. 107-128.
Cunha,L.A.R e Góes, M. O golpe na educação. RJ: J.Zahar, 1985.
Cury, J.C.J. A educação básica no Brasil. In Educação & Sociedade. Campinas, vol. 23, n.80 setembro/2002, p. 168-200, disponível em http://www.cedes.unicamp.br.
Dayrell, J. Escola e diversidade cultural: considerações em torno da formação humana. Belo Horizonte: UFMG, s/d. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br/escola_e_diversidade.asp?f_id_artigo=149
Enguita, Mariano, F. A Face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
Fernandes, F. Educação e sociedade no Brasil. SP: Dominus, 1976.
Gentili, P. e Silva T. (org.) Neoliberalismo, qualidade total e educação. São Paulo: Vozes, 1995.
Martins, C.B. Privatização : A política do Estado autoritário para o ensino superior. In Cadernos CEDES. SP: Cortez, 5: 43-61, 1987.
Melchior, J.C.A. O financiamento da educação. SP: EPU, 1989.
Pinto, J.M.R A quem interessa a municipalização do ensino fundamental? In Revista ANDE 12 (19) 51:59, 1993.
Pinto, J.M.R. O ensino médio. In Oliveira R.P. & Adrião, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. Xamã, 2002.
Pucci, Bruno (org.). Teoria Crítica e Educação. SP: Vozes-Ed. UFSCAR, 1995.
Ribeiro, M.L. História da educação brasileira. SP: Cortez,1979.
Romanelli, O. História da educação no Brasil. SP: Vozes, 1981.
Sanfelice, José L. Movimento estudantil: A UNE na resistência ao golpe de 64. São Paulo: Cortez, 1986.
Saviani, D. A nova lei da Educação. São Paulo: Autores Associados, 1997.
Legislação
Constituição Federal, Leis 8069/90, 9394/96 e 9424/96.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961119

Clique para consultar o oferecimento para 5961119

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP