A disciplina de Didática Geral I busca contribuir na formação do professor para atuar nas instituições escolares por meio do estudo sobre o ensino, as práticas pedagógicas e o cotidiano da escola e da sala de aula, evidenciando as implicações sociais do trabalho pedagógico. Portanto, o Curso de Didática Geral I pretende contribuir na formação do futuro professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na escola pública de educação básica, especificamente de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio, o que compreende: a) a percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social; b) a compreensão da didática enquanto área de conhecimento, campo disciplinar e de práticas pedagógicas; c) a compreensão da didática como mediação da prática docente e do encontro aluno conhecimento; d) o domínio dos elementos constitutivos do planejamento do processo de ensino; e) o reconhecimento da escola como local de trabalho, de formação e de constituição da identidade docente. O estágio supervisionado é parte integrante da disciplina e possibilita ao aluno se aproximar das situações reais nas quais o ensino de Biologia se desenvolve, ou seja, da escola e da sala de aula. Nessa situação o aluno é orientado a refletir sobre a organização da escola, do Projeto Político Pedagógico e do trabalho pedagógico à luz dos pressupostos teóricos da disciplina.
O papel da educação e da escola na sociedade contemporânea. A relação com o conhecimento, a organização do trabalho pedagógico e o cotidiano escolar. Planejamento e Projeto Político Pedagógico. Identidades e saberes docentes.
Da relação entre Educação, Didática e Formação de Professores: - A formação de professores e os cursos de licenciatura: questões políticas e curriculares - Educação como processo de humanização - A Didática como mediação da prática docente Da relação com o conhecimento e o currículo na organização do processo de ensino e da aula: - Projeto Político Pedagógico - Planejamento de Ensino - Organização curricular e organização da aula - Estratégias de ensino - Avaliação do ensino e da aprendizagem: concepções, políticas e processos Do trabalho docente e o ensino: - Profissão professor: saberes e identidade - Docência e as demandas da escola contemporânea O estágio curricular supervisionado: - Estágio supervisionado como processo de pesquisa da práxis docente - Projeto de estágio da disciplina de Didática Geral I e dinâmicas de supervisão
ANASTASIOU, L., G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU. L. G. C.; ALVES ,L .P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.5. ed. Joinville-SC: UNIVILLE, 2009. Cap. 3. (p.75- 107) CANDAU, V. M.; CRUZ, G. B. da; FERNANDES, C. Didática e saberes-fazeres pedagógicos: diálogos, insurgencias e políticas. São Paulo: Editora Vozes, 2020. CELA, J. & PALOU, J. El aula – un escenario. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, 1997, p.59-70. EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO – ISSN 2219-6854 Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf FARIAS, I. M. S. de (Org.) A organização do processo didático. In: FARIAS, I. M. S. de (Org.) Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009. FRANCO, M. A. S. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e240473, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WwPRwm3znrGLRDYGfXMDx7c/?format=pdf&lang=pt JÚNIOR, C. A. (org.) Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1996. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: Temas de Pedagogia– diálogos entre didática e currículo. S. Paulo, Ed. Cortez, 2012, pg.433-451 PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances - Vol. III- Setembro de 1997. PIMENTA, . G.; SEVERO, J. L. R. De L. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Editora Cortez, 2021. RIOS, T. A. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1986. (Leitura da pág. 62 à 84). SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50. VASCONCELLOS, C. dos S. Reflexões sobre o planejamento e algumas de suas interfaces com o projeto político-pedagógico e a avaliação. In: D’Avila, C. et al (orgs.) Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. VEIGA, I. P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus,1995, p.11-35. VEIGA, I. P. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.267 - 297. YOUNG, M. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: v.16, n.48, 2011, p.609-623.