A disciplina de Didática Geral I pretende contribuir para a formação de um profissional que atue nas instituições escolares e que tenha uma perspectiva de trabalho interdisciplinar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, bem como sobre as práticas que constituem o cotidiano da escola e da sala de aula, evidenciando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico. De maneira mais específica a disciplina pretende contribuir com a formação do futuro professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Esta especificidade compreende: a) a percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social;b) a compreensão crítica do processo de ensino na sua função de assegurar, com eficácia, o encontro ativo do aluno com o currículo e os conhecimentos do campo da Biologia; c) o domínio dos elementos constitutivos do planejamento do processo de ensino. A disciplina Didática Geral I parte do pressuposto de que o futuro professor necessita de recursos ao mesmo tempo teórico e prático para que realize satisfatoriamente o trabalho docente, em condições de criar sua própria didática, ou seja, sua prática de ensino em situações didáticas específicas conforme o contexto social em que ele atue. Nessa perspectiva o estágio supervisionado é parte integrante da disciplina e possibilita ao aluno se aproximar das situações reais nas quais o ensino de Biologia se desenvolve, ou seja, da escola e da sala de aula. Nessa situação o aluno é orientado a refletir sobre a organização da escola, do Projeto Político Pedagógico e do trabalho pedagógico à luz dos pressupostos teóricos da disciplina.
O papel da educação e da escola na sociedade contemporânea. A relação com o conhecimento, a organização do trabalho pedagógico e o cotidiano escolar. Planejamento e Projeto Político Pedagógico. Identidades e saberes docentes.
Unidade I: Da relação entre Sociedade, Educação, Escola e Didáticaa) O papel da Educação e da escola na sociedade contemporânea.b) Educação e Humanização. Unidade II: Da relação com o conhecimento, a organização do trabalho pedagógico e o cotidiano escolara) Projeto Político Pedagógico: pressupostos para elaboração e implementação.b) O Projeto Político Pedagógico e as questões curriculares. c) Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula. d) As teorias pedagógicas e a prática docente. e) Organização da Aula: sentidos e dinâmicas.f) A aula como espaço-tempo de construção de conhecimento.g) A dimensão ética da aula.h) Elementos estruturantes da organização didática da aula. i) A problemática da avaliação escolar.j) A aula em contextos não convencionais. l) a organização da aula para alunos com necessidades específicas e as adaptações curriculares. m) Diferentes linguagens e tecnologias e o cotidiano escolar.Unidade III: Do trabalho docente e o ensino a) Profissão professor: saberes e identidade. b) Profissionalidade docente.
ANASTASIOU, L., G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU. L. G. C.; ALVES ,L .P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.5. ed. Joinville-SC: UNIVILLE, 2009. Cap. 3. (p.75- 107) CANDAU, V. M.; CRUZ, G. B. da; FERNANDES, C. Didática e saberes-fazeres pedagógicos: diálogos, insurgencias e políticas. São Paulo: Editora Vozes, 2020. CELA, J. & PALOU, J. El aula – un escenario. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, 1997, p.59-70. EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO – ISSN 2219-6854 Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf FARIAS, I. M. S. de (Org.) A organização do processo didático. In: FARIAS, I. M. S. de (Org.) Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009. FRANCO, M. A. S. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e240473, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WwPRwm3znrGLRDYGfXMDx7c/?format=pdf&lang=pt JÚNIOR, C. A. (org.) Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1996. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: Temas de Pedagogia– diálogos entre didática e currículo. S. Paulo, Ed. Cortez, 2012, pg.433-451 PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances - Vol. III- Setembro de 1997. PIMENTA, . G.; SEVERO, J. L. R. De L. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Editora Cortez, 2021. RIOS, T. A. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1986. (Leitura da pág. 62 à 84). SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50. VASCONCELLOS, C. dos S. Reflexões sobre o planejamento e algumas de suas interfaces com o projeto político-pedagógico e a avaliação. In: D’Avila, C. et al (orgs.) Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. VEIGA, I. P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus,1995, p.11-35. VEIGA, I. P. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.267 - 297. YOUNG, M. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: v.16, n.48, 2011, p.609-623.