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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961120 - Didática Geral I
General Didactics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A disciplina de Didática Geral I pretende contribuir para a formação de um profissional que atue nas instituições escolares e que tenha uma perspectiva de trabalho interdisciplinar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, bem como sobre as práticas que constituem o cotidiano da escola e da sala de aula, evidenciando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico. 
De maneira mais específica a disciplina pretende contribuir com a formação do futuro professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Esta especificidade compreende:
a) a percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social;
b) a compreensão crítica do processo de ensino na sua função de assegurar, com eficácia, o encontro ativo do aluno com o currículo e os conhecimentos do campo da Biologia;
c) o domínio dos elementos constitutivos do planejamento do processo de ensino.
A disciplina Didática Geral I parte do pressuposto de que o futuro professor necessita de recursos ao mesmo tempo teórico e prático para que realize satisfatoriamente o trabalho docente, em condições de criar sua própria didática, ou seja, sua prática de ensino em situações didáticas específicas conforme o contexto social em que ele atue. Nessa perspectiva o estágio supervisionado é parte integrante da disciplina e possibilita ao aluno se aproximar das situações reais nas quais o ensino de Biologia se desenvolve, ou seja, da escola e da sala de aula. Nessa situação o aluno é orientado a refletir sobre a organização da escola, do Projeto Político Pedagógico e do trabalho pedagógico à luz dos pressupostos teóricos da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6273736 - Cristina Cinto Araujo Pedroso
2257588 - Filomena Elaine Paiva Assolini
 
Programa Resumido
O papel da educação e da escola na sociedade contemporânea. A relação com o conhecimento, a organização do trabalho pedagógico e o cotidiano escolar. Planejamento e Projeto Político Pedagógico. Identidades e saberes docentes.
 
 
 
Programa
Unidade I: Da relação entre Sociedade, Educação, Escola e Didática
a) O papel da Educação e da escola na sociedade contemporânea.
b) Educação e Humanização.
Unidade II: Da relação com o conhecimento, a organização do trabalho pedagógico e o cotidiano escolar
a) Projeto Político Pedagógico: pressupostos para elaboração e implementação.
b) O Projeto Político Pedagógico e as questões curriculares.
c) Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula.
d) As teorias pedagógicas e a prática docente.
e) Organização da Aula: sentidos e dinâmicas.
f) A aula como espaço-tempo de construção de conhecimento.
g) A dimensão ética da aula.
h) Elementos estruturantes da organização didática da aula.
i) A problemática da avaliação escolar.
j) A aula em contextos não convencionais.
l) a organização da aula para alunos com necessidades específicas e as adaptações curriculares.
m) Diferentes linguagens e tecnologias e o cotidiano escolar.
Unidade III: Do trabalho docente e o ensino
a) Profissão professor: saberes e identidade.
b) Profissionalidade docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, discussões de textos, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados.
Critério
1) Prova escrita individual: peso 3 2) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios: peso 3 3) Relatório em duplas sobre o estágio desenvolvido nas escolas: peso 4
Norma de Recuperação
A disciplina de Didática Geral I não contempla recuperação.
 
Bibliografia
     
ANASTASIOU, L., G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU. L. G. C.; ALVES ,L .P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.5. ed. Joinville-SC: UNIVILLE, 2009. Cap. 3. (p.75- 107)
CANDAU, V. M.; CRUZ, G. B. da; FERNANDES, C. Didática e saberes-fazeres pedagógicos: diálogos, insurgencias e políticas. São Paulo: Editora Vozes, 2020.
CELA, J. & PALOU, J. El aula – un escenario. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, 1997, p.59-70.
EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO – ISSN 2219-6854
Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización
http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf 
FARIAS, I. M. S. de (Org.) A organização do processo didático. In: FARIAS, I. M. S. de (Org.) Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009.
FRANCO, M. A. S. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e240473, 2022.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/WwPRwm3znrGLRDYGfXMDx7c/?format=pdf&lang=pt 
JÚNIOR, C. A. (org.) Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: Temas de Pedagogia– diálogos entre didática e currículo. S. Paulo, Ed. Cortez, 2012, pg.433-451
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances - Vol. III- Setembro de 1997.
PIMENTA, . G.; SEVERO, J. L. R. De L. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Editora Cortez, 2021.
RIOS, T. A. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1986. (Leitura da pág. 62 à 84).
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.
VASCONCELLOS, C. dos S. Reflexões sobre o planejamento e algumas de suas interfaces com o projeto político-pedagógico e a avaliação. In: D’Avila, C. et al (orgs.) Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019.
VEIGA, I. P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus,1995, p.11-35.
VEIGA, I. P. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.267 - 297.
YOUNG, M. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: v.16, n.48, 2011, p.609-623.
 

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