Geral: Oferecer ao educando subsídios teórico-mnetodológicos que lhe permitam ocupar a posição de sujeito-intérprete e produtor de textos, especialmente os de natureza acadêmico-científica. Específicos: 8.1 – Estudar, a partir da perspectiva discursiva, os conceitos de linguagem, língua, texto, leitura, interpretação.8.2 – Pensar sobre as variadas possibilidades de leitura de um texto e a questão da interpretação.8.3 – Discutir e analisar as linguagens artísticas.8.4 – Conhecer a linguagem acadêmico-científica em suas diferentes manifestações textuais (o resumo, a resenha, a resenha crítica, artigos científicos).8.5 – Conhecer e refletir sobre textos caracterizados pela autoria.8.6 – Realizar produções lingüísticas escritas, particularmente as de natureza científica.
9.1 – Conceitos discursivos de linguagem, língua, texto, leitura, interpretação, gêneros e produção textual.9.2 – As várias possibilidades de leitura de um texto e a construção da posição intérprete-historicizado.9.3 – Linguagens artísticas.9.4 – Modalidades lingüísticas científico-acadêmicas; fichamento, resumo, resenha crítica, ensaios, textos dissertativos argumentativos.9.5 – A questão da autoria. 9.6 - Produção lingüística e autoria.
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