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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961121 - Estudos Textuais e Produção Linguística
Language Production and Textual Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Geral: Oferecer ao educando subsídios teórico-mnetodológicos que lhe permitam ocupar a posição de sujeito-intérprete e produtor de textos, especialmente os de natureza acadêmico-científica. 
Específicos:
8.1 – Estudar, a partir da perspectiva discursiva, os conceitos de linguagem, língua, texto, leitura, interpretação.
8.2 – Pensar sobre as variadas possibilidades de leitura de um texto e a questão da interpretação.
8.3 – Discutir e analisar as linguagens artísticas.
8.4 – Conhecer a linguagem acadêmico-científica em suas diferentes manifestações textuais (o resumo, a resenha, a resenha crítica, artigos científicos).
8.5 – Conhecer e refletir sobre textos caracterizados pela autoria.
8.6 – Realizar produções lingüísticas escritas, particularmente as de natureza científica.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9.1 – Conceitos discursivos de linguagem, língua, texto, leitura, interpretação, gêneros e produção textual.
9.2 – As várias possibilidades de leitura de um texto e a construção da posição intérprete-historicizado.
9.3 – Linguagens artísticas.
9.4 – Modalidades lingüísticas científico-acadêmicas; fichamento, resumo, resenha crítica, ensaios, textos dissertativos argumentativos.
9.5 – A questão da autoria.
9.6 - Produção lingüística e autoria.
 
 
 
Avaliação
     
Método
10.1 – Aulas expositivo-dialogadas.
10.2 – Discussões e debates sobre textos.
10.3 – Estudos dirigidos.
10.4 – Seminários.
10.5 – Análises de discursos.
10.6 – Exibição, discussão e análises de filmes, fotografias e imagens.
Critério
13.1 – Provas escritas (valor – 30%).
13.2 – Relatórios individuais sobre os temas estudados (20%).
13.3 – Produções lingüísticas escritas (valor 50%).
Norma de Recuperação
A recuperação deverá ocorrer durante o semestre letivo ou, se necessário, ao término, por meio de uma prova escrita ou sínteses de leituras.
 
Bibliografia
     
ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Interpretação e Letramento: os pilares de sustentação da autoria. Tese de Doutorado. FFCLRP. Departamento de Psicologia e Educação, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, SP: Hucitec, 1990.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo, SP: Perspectivas, 1987.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 3ª ed. 2007.
CALABRESE, Omar. A linguagem da Arte. Rio de Janeiro, RJ: Globo, 1987.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo, SP: Companhia de Letras, 1990.
DONDIS, Dondi A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1994.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, SP: Perspectiva, 1989.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo, SP: Atlas, 2000.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 2ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1987.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. 5ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2007.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. Campinas, SP: Pontes, 1987.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. São Paulo, SP: Cortez, 1988.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação-autoria: leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 1996.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
 

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