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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961123 - Introdução à Língua Brasileira de Sinais
Introduction to the Brazilian Sign Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Discutir os marcos históricos da educação dos surdos; as atuais políticas linguística, educacional e da saúde voltadas aos sujeitos surdos; e a importância da língua brasileira de sinais (Libras) para o desenvolvimento de linguagem das crianças surdas e para sua aprendizagem. Conceituar educação bilíngue de surdos e diferenciá-la da educação “inclusiva”. Possibilitar aos alunos conhecimentos básicos quanto ao uso da língua brasileira de sinais em seus aspectos discursivos, tanto para a comunicação cotidiana quanto para a prática educacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
503515 - Ana Claudia Balieiro Lodi
 
Programa Resumido
A disciplina visa discutir a educação dos surdos em sua historicidade, no mundo e no Brasil, as lutas das comunidades surdas para o reconhecimento da importância das línguas de sinais e de seu uso em todos os espaços sociais e as razões para isso. São discutidas ainda as atuais políticas – linguística, educacional e na saúde – voltadas especificamente às pessoas surdas. Nesse contexto, o conceito de educação bilíngue de surdos é apresentado e discutido o porquê da inviabilidade de seu desenvolvimento nas ditas “salas inclusivas”. A disciplina objetiva ainda a aprendizagem da Libras pelos alunos, por intermédio de práticas que privilegiam os aspectos discursivos da língua, sendo dedicados 2/3 da disciplina para a construção deste conhecimento.
 
 
 
Programa
1.	História da educação dos surdos e as atuais políticas linguísticas, educacionais e de saúde voltadas ao sujeito surdo;
2.	Educação bilíngue de surdos e educação inclusiva;
3.	O uso da língua brasileira de sinais na educação de sujeitos surdos;
4.	Língua brasileira de sinais: aspectos discursivos;
5.	Aprendizagem da língua brasileira de sinais
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Discussão de textos; - Discussão de vídeos em Libras produzidos por surdos; - Discussão de vídeos em Libras produzidos pelos alunos; - Atividades práticas de uso da língua no momento da aula. OBS: todas as discussões que envolvam conhecimentos da e sobre a Libras serão realizadas na própria língua.
Critério
1. Avaliação Escrita ou Vídeo ou por meio de outra mídia (valor 20%) Redação ou produção de vídeo ou em outra mídia escolhida pelo aluno de uma reflexão versando sobre a educação dos surdos, a partir das leituras dos textos obrigatórios e das discussões realizadas em sala. Não serão considerados válidos resumos de textos. 2. Produção de vídeos em Libras para discussão no grupo (valor 20%) 3. Avaliação prática (valor 60%) Apresentação de temáticas relacionadas à práticas pedagógicas, em Libras, por meio de vídeo. Serão considerados os seguintes aspectos na avaliação: a) Fluência no uso do alfabeto digital ou datilologia; b) Consideração dos parâmetros formacionais dos sinais; c) O uso de expressões faciais e corporais constitutivas de significação na língua; d) O uso da Libras
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação deverão fazer prova escrita sobre todo o conteúdo estudado no curso e prova prática de uso da língua, que será filmada como registro de avaliação. Os alunos deverão obter nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma delas
 
Bibliografia
     
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: ago.2021.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: ago.2021.
BRASIL. Lei nº. 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: ago.2021.
LODI, A.C.B. Plurilinguísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui. São Paulo, v.31, n.3, p.409-424, set./dez. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a06v31n3.pdf. Acesso em: ago.2020.
LODI, A.C.B. Educação Bilíngue para Surdos e Inclusão na Política de Educação Especial e no Decreto 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a04.pdf. Acesso em: ago.2020.
SALVADOR, S.de J.L.; LODI, A.C.B. Resoluções do Estado de São Paulo e o Professor Interlocutor: Implicações para a Educação dos Surdos. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.2, p.277-292 Abr.-Jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v24n2/1413-6538-rbee-24-02-0277.pdf. Acesso em: ago.2020. 
TVINES. A vida em Libras - História do Surdo. Rio de Janeiro, disponível em: http://tvines.org.br/?p=18034
 

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