Discutir os marcos históricos da educação dos surdos; as atuais políticas linguística, educacional e da saúde voltadas aos sujeitos surdos; e a importância da língua brasileira de sinais (Libras) para o desenvolvimento de linguagem das crianças surdas e para sua aprendizagem. Conceituar educação bilíngue de surdos e diferenciá-la da educação “inclusiva”. Possibilitar aos alunos conhecimentos básicos quanto ao uso da língua brasileira de sinais em seus aspectos discursivos, tanto para a comunicação cotidiana quanto para a prática educacional.
A disciplina visa discutir a educação dos surdos em sua historicidade, no mundo e no Brasil, as lutas das comunidades surdas para o reconhecimento da importância das línguas de sinais e de seu uso em todos os espaços sociais e as razões para isso. São discutidas ainda as atuais políticas – linguística, educacional e na saúde – voltadas especificamente às pessoas surdas. Nesse contexto, o conceito de educação bilíngue de surdos é apresentado e discutido o porquê da inviabilidade de seu desenvolvimento nas ditas “salas inclusivas”. A disciplina objetiva ainda a aprendizagem da Libras pelos alunos, por intermédio de práticas que privilegiam os aspectos discursivos da língua, sendo dedicados 2/3 da disciplina para a construção deste conhecimento.
1. História da educação dos surdos e as atuais políticas linguísticas, educacionais e de saúde voltadas ao sujeito surdo; 2. Educação bilíngue de surdos e educação inclusiva; 3. O uso da língua brasileira de sinais na educação de sujeitos surdos; 4. Língua brasileira de sinais: aspectos discursivos; 5. Aprendizagem da língua brasileira de sinais
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: ago.2021. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: ago.2021. BRASIL. Lei nº. 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: ago.2021. LODI, A.C.B. Plurilinguísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui. São Paulo, v.31, n.3, p.409-424, set./dez. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a06v31n3.pdf. Acesso em: ago.2020. LODI, A.C.B. Educação Bilíngue para Surdos e Inclusão na Política de Educação Especial e no Decreto 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a04.pdf. Acesso em: ago.2020. SALVADOR, S.de J.L.; LODI, A.C.B. Resoluções do Estado de São Paulo e o Professor Interlocutor: Implicações para a Educação dos Surdos. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.2, p.277-292 Abr.-Jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v24n2/1413-6538-rbee-24-02-0277.pdf. Acesso em: ago.2020. TVINES. A vida em Libras - História do Surdo. Rio de Janeiro, disponível em: http://tvines.org.br/?p=18034