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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961123 - Introdução à Língua Brasileira de Sinais
Introduction to the Brazilian Sign Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Discutir os marcos históricos da educação dos surdos e sua influência para o ensino-aprendizagem e para a constituição das subjetividades do sujeito surdo. Atuais políticas lingüísticas, educacionais e da saúde voltadas aos sujeitos surdos. Caracterizar a Libras como língua, a partir do conhecimento de seus aspectos gramaticais e discursivos. Ensino prático de Libras, possibilitando aos alunos um conhecimento básico para o uso da língua.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
503515 - Ana Claudia Balieiro Lodi
 
Programa Resumido
A disciplina discute a educação dos surdos em sua história e conforme prevista, atualmente, pelo Decreto nº 5.626/05 e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao apontar as contradições presentes nos dois documentos, apresenta o conceito de educação bilíngue para surdos e os profissionais envolvidos para a implementação de tal modelo educacional. Objetiva ainda o ensino prático da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com foco em seus aspectos gramaticais e discursivos.
 
 
 
Programa
1. História da educação dos surdos e as atuais políticas lingüísticas, educacionais e de saúde voltadas ao sujeito surdo;
2. Implementação da educação bilíngüe para surdos: a função do intérprete, do instrutor/professor surdo e do professor bilíngüe;
3. O uso da Língua Brasileira de Sinais na educação de sujeitos surdos
4. A Língua Portuguesa como segunda língua para sujeitos surdos;
5. Língua Brasileira de Sinais: aspectos gramaticais e discursivos;
6. Ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
Obs: os conteúdos abordados nas temáticas acima serão adaptados as especificidades dos Cursos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialogadas, discussões de textos e atividades práticas de uso da língua.
Obs.: Para as atividades práticas serão consideradas as especificidades dos Cursos.
Critério
1. Avaliação escrita (valor 40%)
Serão consideradas as leituras dos textos obrigatórios e as discussões realizadas em sala de aula

2. Prova prática: apresentação de seminários sobre temática específica da área do curso, em Libras, que será filmada como registro de avaliação (valor 60%)
Serão considerados os seguintes aspectos na avaliação:
a) Fluência no uso do alfabeto digital;
b) Consideração dos parâmetros formacionais dos sinais;
c) O uso da Libras;
d) O uso de expressões faciais e corporais constitutivas de significação na língua
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação deverão fazer prova escrita sobre todo o conteúdo estudado no curso e prova prática de uso da língua, que será filmada como registro de avaliação. Os alunos deverão obter nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma delas
 
Bibliografia
     
Bibliografia Obrigatória
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf.
LODI, A.C.B. Plurilingüísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.409-424, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a06v31n3.pdf.
LODI, A.C.B. Educação Bilíngue para Surdos e Inclusão na Política de Educação Especial e no Decreto 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a04.pdf.


Bibliografia Complementar
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D.; MAURICIO, A.C.L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua Brasileira de Sinais (Libras), vols 1 e 2. São Paulo: Edusp, 2009.

QUADROS, R.M.de; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
WILCOX, S.; WILCOX, P.P. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2005.
 

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