Geral: Analisar o desenvolvimento da educação infantil no Brasil e em outros países, seus objetivos e funções a partir da história da infância e das instituições infantis e das políticas orientadas a essa etapa educacional.Específicos:- Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões econômicas e sócio-culturais, articulando-o a questões do presente.-Analisar as diferentes concepções de criança e suas articulações com as concepções de creche e pré-escola e com as propostas governamentais destinadas a essa faixa etária.- Discutir questões relativas às políticas de acesso à educação infantil e ao processo de expansão de vagas e exclusão social de crianças de camadas populares no país.- Discutir, a partir da perspectiva dos direitos, questões relativas ao trabalho feminino, à infância, à mulher e ao trabalhador.- Analisar o papel da instituição de educação infantil e de sua complementariedade à família e à comunidade, tendo em vista a educação integral da criança de 0 a 6 anos de idade.
O programa da disciplina visa a assegurar aos estudantes o conhecimento sobre os principais marcos da história da educação infantil no Brasil, bem como as políticas públicas voltadas a essa etapa da educação básica nacional.
1. História da Educação Infantil no Brasil2. Creches e pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios.3. Legislação para a educação infantil.4. Os direitos da criança e o direito à proteção integral.5. O acesso à educação infantil e as políticas de expansão de vagas e inclusão social. 6. Professores de educação infantil: singularidades, potencialidades e a especificidade da formação.7. Concepções de infância na relação com os objetivos e funções da educação da criança de 0 a 6 anos: a especificidade da educação e cuidado em ambientes coletivos. 8. Relações entre as famílias e as instituições de educação infantil.
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