Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961128 - Educação e Cultura Corporal: Fundamentos e Práticas
Education and Body Culture : Fundamentals and Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Compreender o corpo e o movimento em suas dimensões biológicas e culturais. Compreender o corpo como ferramenta de criação, expressão e investigação do mundo. Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre cultura corporal em relação à intencionalidade da ação educativa. Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre as possibilidades de atuação na área nas etapas iniciais da Educação Básica;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3546064 - Jéssica Mami Makino
 
Programa Resumido
Corpo e movimento; cultura corporal; a atuação pedagógica nos anos iniciais da Educação Básica
 
 
 
Programa
O corpo: movimento e criação Cultura corporal e desenvolvimento humano Cultura corporal e a intencionalidade pedagógica A atuação pedagógica na Educação Básica-Educação Física? A Educação Física como componente curricular na Educação Básica Jogos, brincadeiras Jogos e brincadeiras indígenas Jogos e brincadeiras de matriz africana Realização de oficinas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas
- Seminários
- Discussões de textos
- Estudo dirigido
- Elaboração de relatórios
- Realização de oficinas
Critério
Provas escritas, relatórios individuais e grupais, participação em oficinas
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina
 
Bibliografia
     
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 4.ed. Campinas: Papirus, 1998. GALVÃO, I. A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola. Cadernos de Pesquisa, n. 98. São Paulo, 1996. KHISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996. GODOY, Kathya, SÁ, Ivo Ribeiro. Oficinas de Dança e Expressão Corporal para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2009. GODOY, Kathya. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. São Paulo: Appris, 2018. KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2013. MARQUES, Isabel A. Interações: Crianças, Dança e Escola. São Paulo: Blucher, 2012. MATTOS, Mauro Gomes, NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo: Phorte, 2008. ______. Educação Física infantil: inter-relações. São Paulo: Phorte, 2007. MÜLLER, Regina Polo. Danças indígenas: arte e cultura, história e performance. Indiana, n. 21, p. 127-137, 2004. NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí (SP): Paco, 2018. SALES, Jonas. Corporeidades nas tradições negras do Brasil e suas contribuições estéticas para a cena contemporânea. In: Pitágoras 500. Nº 10, vol. 2, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961128

Clique para consultar o oferecimento para 5961128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP