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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961130 - Arte e Música na Educação: Fundamentos e Práticas
Art and Music in Education: Fundamentals and Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1-	Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre arte e música relacionadas à intencionalidade da ação educativa.
2- Experienciar, na própria formação, vivências estéticas, tanto no âmbito da produção quanto da apreciação.
3-	Arte e Música como veículos de conhecimento sociocultural de uma comunidade”
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3546064 - Jéssica Mami Makino
 
Programa Resumido
Reflexões sobre legislações e tendências curriculares relativas ao ensino da arte e da música no Brasil; estudos sobre o desenvolvimento da imaginação e da criatividade na infância; reflexões sobre a intencionalidade da ação educativa no âmbito da arte e da música.
 
 
 
Programa
- O conhecimento em Arte: múltiplas abordagens.
- A pluralidade dos fenômenos artísticos, vista tanto da perspectiva das diferentes poéticas em um mesmo grupo cultural, quanto da diversidade entre culturas.
- O ensino da arte e da música no Brasil: legislação, tendências curriculares e paradigmas metodológicos.
- Questões relativas à apropriação e leitura das produções estéticas.
- Questões relativas aos fazeres estéticos e artísticos.
- O desenvolvimento da imaginação e da criatividade na infância.
- Arte e música no desenvolvimento humano: implicações educacionais
- Aprendizado de culturas africanas e indígenas no Brasil
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, oficinas e visitas técnicas para vivências em espaços culturais.
Critério
Provas escritas, trabalhos individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 6.ed. São Paulo: Ática, 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Infantil. Referencial curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
IAVELBERG, Rosa. O ensino de arte na educação brasileira. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 47-56, dez/jan/fev, 2013-2014.
PENNA, Maura. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.9, p.71-79, 2003.
VIGOTSKI, Lev S.  Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014.
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
______. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990.
LOURO, Viviane dos Santos, ALONSO, Luís Garcia, ANDRADE, Alex Ferreira de Andrade. Educação Musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José do Campos, SP: E. do Autor, 2006.
MARTINS, Mirian C., PICOSQUE, Gisa, GUERRA, Terezinha. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.
RIVAS, Maria del Pilar Aumente. La imagen de las mujeres a través de su propia mirada. Revista Creatividad y Sociedad C/ Salud, 15 5º dez. 2010.
PUCCI, M., ALMEIDA, M. B. Cantos da Floresta. Peirópolis: 2017.
ROSSET, Joyce Menasce, RIZZI,  Maria Ângela, WEBSTER, Maria Helena. Educação Infantil: um mundo de janelas abertas. São Paulo: Edelbra, 2018.
SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da Unesp, 1992.
______. Ouvir Cantar. São Paulo: Edunesp, 2018.
VIEIRA DA CUNHA, Susana Rangel. Como vai a Arte na Educação Infantil?. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019
BARBOSA, Ana Mae. Lutas pela decolonização da Arte e da Educação. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 152–176, 202.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e/ou docentes
Objetivos da atividade
oferecer experiências em artes visuais e música para crianças e docentes
Descrição da atividade
Realização de oficina de música (brincadeiras, cantigas de roda, jogos de criação e improvisação, entre outros) e artes visuais (experiências com diferentes materiais, ferramentas e linguagens), com base nos estudos realizados ao longo da disciplina.
Indicadores de avaliação da atividade
Produção artística de crianças e docentes, avaliados a partir dos registros realizados.

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