Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961130 - Arte e Música na Educação: Fundamentos e Práticas
Art and Music in Education: Fundamentals and Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
1-	Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre arte e música relacionadas à intencionalidade da ação educativa.
2- Experienciar, na própria formação, vivências estéticas, tanto no âmbito da produção quanto da apreciação.
3-	Arte e Música como veículos de conhecimento sociocultural de uma comunidade”
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3546064 - Jéssica Mami Makino
 
Programa Resumido
Reflexões sobre legislações e tendências curriculares relativas ao ensino da arte e da música no Brasil; estudos sobre o desenvolvimento da imaginação e da criatividade na infância; reflexões sobre a intencionalidade da ação educativa no âmbito da arte e da música.
 
 
 
Programa
- O conhecimento em Arte: múltiplas abordagens.
- A pluralidade dos fenômenos artísticos, vista tanto da perspectiva das diferentes poéticas em um mesmo grupo cultural, quanto da diversidade entre culturas.
- O ensino da arte e da música no Brasil: legislação, tendências curriculares e paradigmas metodológicos.
- Questões relativas à apropriação e leitura das produções estéticas.
- Questões relativas aos fazeres estéticos e artísticos.
- O desenvolvimento da imaginação e da criatividade na infância.
- Arte e música no desenvolvimento humano: implicações educacionais
- Aprendizado de culturas africanas e indígenas no Brasil
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, oficinas e visitas técnicas para vivências em espaços culturais.
Critério
Provas escritas, trabalhos individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e/ou síntese de leitura e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 6.ed. São Paulo: Ática, 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Infantil. Referencial curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COLI, Jorge. O que é arte. 11. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
IAVELBERG, Rosa. O ensino de arte na educação brasileira. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 47-56, dez/jan/fev, 2013-2014.
PENNA, Maura. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.9, p.71-79, 2003.
VIGOTSKI, Lev S.  Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014.
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
______. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990.
LOURO, Viviane dos Santos, ALONSO, Luís Garcia, ANDRADE, Alex Ferreira de Andrade. Educação Musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José do Campos, SP: E. do Autor, 2006.
MAKINO, Jéssica. A teia das artes no universo infantil. In: KERR, D. M. (Org). Pedagogia cidadã: Caderno de formação: Artes. São Paulo: Unesp, Pró-reitoria de Graduação, 2004.
MARTINS, Mirian C., PICOSQUE, Gisa, GUERRA, Terezinha. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.
RIVAS, Maria del Pilar Aumente. La imagen de las mujeres a través de su propia mirada. Revista Creatividad y Sociedad C/ Salud, 15 5º dez. 2010.
PUCCI, M., ALMEIDA, M. B. Outras terras, outros sons. São Paulo: Callis, 2003. 
______. Cantos da Floresta. Peirópolis: 2017.
ROSSET, Joyce Menasce, RIZZI,  Maria Ângela, WEBSTER, Maria Helena. Educação Infantil: um mundo de janelas abertas. São Paulo: Edelbra, 2018.
SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da Unesp, 1992.
______. Educação sonora. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
______. Ouvir Cantar. São Paulo: Edunesp, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961130

Clique para consultar o oferecimento para 5961130

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP