Propiciar condições técnicas e formativas para a realização de uma pesquisa científica em nível de Graduação, em particular o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).- Apoiar os discentes no desenvolvimento de Projeto de Pesquisa e/ou elaboração do TCC.- Promover o intercâmbio de experiências com alunos do Curso de Pedagogia que concluíram o TCC.
1) Padrões acadêmicos relativos à estrutura, organização e apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).2) Apresentação e discussão de TCC’s concluídos.3) Escolha do tema, problematização, justificativa e objetivos de um TCC.4) Revisão bibliográfica, fundamentação e escolha teórico-metodológica.5) Principais aspectos sobre referenciação bibliográfica e citações em trabalhos acadêmicos.6) Normas e orientações éticas relacionadas à pesquisa acadêmica.
BELL, J. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: projeto qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.ECO, U. Como se faz uma tese. 14ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual metodológico da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2001.LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia. 9ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2006.SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.