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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961132 - Educação de Jovens e Adultos: Aspectos Históricos, Políticas Públicas e Sujeitos Educandos
Youth and Adult Education: Historical Aspects, Public Policy and social actors

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Refletir criticamente sobre a política da Educação Escolar de Jovens e Adultos e contextualizá-la no âmbito das políticas de educação no Brasil.
Específicos:
1. Analisar as questões do analfabetismo no Brasil e conhecer as propostas de educação de adultos.
2. Compreender a prática dialética de consideração dos saberes dos alunos articuladas aos saberes técnico-científicos, em sala de aula, como maneira de desenvolver habilidades de participação mais ampliada de cidadania, ética e convício social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2106360 - Elmir de Almeida
 
Programa Resumido
Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos.
O legado e a contribuição de Paulo Freire na alfabetização de adultos.
As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: a visão social da educação.
A natureza dos estilos cognitivos na construção do conhecimento escolar.
Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de re-construção de conhecimento.
 
 
 
Programa
1.	Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos.
2. O legado e a contribuição de Paulo Freire na alfabetização de adultos.
3. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: a visão social da educação.
4. A natureza dos estilos cognitivos na construção do conhecimento escolar.
5. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de re-construção de conhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados.
Critério
a) Provas escritas - valor 40%
b) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 40%
c) Relatório em grupo sobre trabalho prático desenvolvido nas escolas – valor 20%.
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
BEISIEGEL, Celso de Ruy. Considerações  sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos.Revista Brasileira  de Educação.São Paulo, 1997, n.4, p.26-34.
_____.Questões da atualidade na educação popular: ensino fundamental de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. São Paulo: FEUSP (Texto apresentado na 22a Reunião Anual da ANPED, Caxambu, set/1999.
FERNANDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
______. Pedagogia da Esperança.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_____.Educação como prática de liberdade.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, M. A educação dialética.São Paulo: Cortez, 1983.
HADDAD, Sérgio. Estado e Educação de Adultos (1964/1985). Tese de Doutorado.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991.
______ e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos.ANPED, Revista Brasileira de Educação. Mai/jun/jul/ago. N.14. Ano 2000. Número Especial.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre:Artes Médicas, 1997.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da Ação Comunicativa.Madri: Taurus, 1987.
PAIVA, Vanilda.Educação Popular e Educação de Adultos.São Paulo: Loyola, 1973.
_____.Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América Latina.In: Encontro latino –americano sobre educação de jovens e adultos Trabalhadores.Olinda, 1993. Anais. Brasília: INEP,p. 21-40.
PICONEZ, Stela .Pedagogia de Projetos como alternativa para ensino- aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Reflexões 16, jan/98, NEA-FEUSP.
_____.Educação Escolar de Jovens e Adultos: a reconstrução dos conhecimentos na organização do trabalho pedagógico. Série Relatos de Pesquisa, n. 29, INEP. Brasília: MEC/INEP, 1994.
 

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