Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961136 - Cartografia Escolar
School Cartography

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos a respeito da área de Cartografia Escolar para crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3060984 - Andrea Coelho Lastória
 
Programa Resumido
O curso pretende oferecer ao professor em formação inicial conhecimentos básicos relacionados à área de Cartografia Escolar para crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
 
 
 
Programa
1. Cartografia Escolar: conceito e histórico de sua elaboração.
2. A Cartografia e a Cartografia Escolar: aproximações e distinções.
3. A linguagem cartográfica na escola básica.
3.1. A linguagem dos mapas e o globo terrestre.
3.2. Os elementos principais dos mapas.
3.3. Os atlas escolares.
3.4. A plataforma Google Earth e suas possibilidades na sala de aula.
4. Introdução ao sensoriamento remoto para fins escolares.
4.1 As fotografias aéreas e seu uso escolar.
5. Maquetes, mapas e atlas na sala de aula.
5.1. Usos e possibilidades formativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada.
Debate em sala de aula.
Leituras dirigidas.
Aulas práticas no laboratório para construção de mapas e maquetes.
Visitas técnicas.
Avaliação: Atividade prática em pequenos grupos. Resenhas individuais ou trabalhos complementares.
Critério
A avaliação escrita e/ou com questões de múltipla escolha objetiva verificar noções e conceitos básicos da área disciplinar. Atividade prática será avaliada tendo em vista as orientações da professora quanto aos prazos, características do material, coerência com os conhecimentos conceituais apresentados nas aulas e na bibliografia estudada. Coerência teórica e metodológica apresentada na forma de resenhas ou trabalhos complementares.
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário do semestre. Prova escrita e/ou com questões de múltipla escolha.
 
Bibliografia
     
CAZETTA, V. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Biblio 3w, Barcelona, v. XIV, p. 1-14, 2009.
CRIPPA, G; LASTORIA, A. C. Um passeio pelas imagens: a Ribeirão Preto de Tony Miyasaka. Educação Temática Digital, v. 1, p. 1, 2010.
FERNANDES, S. A. S. de Ensino de Geografia na educação básica: uma reflexão sobre autonomia docente e o currículo prescrito. In: SICCA, N. A. L.; COSTA, A. D. M.; FERNANDES, S. A. S. de (Orgs.). Processo curricular: diferentes dimensões. Florianópolis: Insular, 2009. p. 57-74.
FERNANDES, S.A.S. de; VIEIRA, N. R.; LASTORIA, A. C. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: A CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. ANAIS:... Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia - ENPEG, 2013, João Pessoa - PB. Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa- PB: UFPB, 2013.
LASTORIA, A. C. A cartografia escolar e a concepção de Atlas escolar municipal. Dialogus (Ribeirão Preto), v. 3, p. 111-126, 2007.
LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de Cartografia escolar na formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: ficção ou realidade? In: PORTUGAL, J; OLIVEIRA, S.; PEREIRA, T. (Org.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. .Curitiba_PR: CRV, 2013, v. 1, p. 53-68.
LASTORIA, A. C.; MORAES, L.B. de; FERNANDES, S.A.S. de Diálogos sobre geografia escolar e linguagem cartográfica. In: ASSOLINI, F.E.P.; LASTORIA, A.C. (Org.). Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. Florianópolis-SC: Insular, 2013, v. 1, p. 107-117.
LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 19, p. 323-334, 2012.
LASTÓRIA, A. C. (Org.) Atlas escolar histórico, geográfico e ambiental de Ribeirão Preto-SP. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2008. CD ROM.
LASTÓRIA, A. C.; OLIVEIRA, A. R.; GONCALVES, A. R. Saberes y prácticas docentes con el uso de atlas municipales escolares. In: RODRÍGUES, A. E. G.; GALIANO, M. P. N. (Orgs.). Formar para investigar, investigar para formar en Didáctica de Las Ciencias Sociales. Málaga: Asociación Universitária del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales, 2006. v. 1, p. 245-254.
LESANN, J. Geografia no ensino fundamental I. Argvmentvm: Belo Horizonte, 2009.
OLIVEIRA, A. R. Geografia e cartografia escolar: o que sabem e como ensinam professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental? Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 34, p. 481-494, 2008.
OLIVEIRA, A. R. El lenguaje cartográfico y la enseñanza del clima: un análisis de los mapas en los libros de texto de España y Brasil. Didáctica Geográfica, v. 8, p. 51-68, 2006.
SCHAFFER, N.O. et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 3ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961136

Clique para consultar o oferecimento para 5961136

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP