Geral: Propiciar subsídios teóricos para a: compreensão e exercício da administração escolar sob a perspectiva da gestão democrática da educação e da escola; Específicos: -Analisar propostas atuais para a gestão escolar à luz da legislação nacional; -Reconhecer a relevância do trabalho coletivo na escola; -distinguir e analisar proposições para desenvolvimento do projeto-pedagógico na escola, reconhecendo concepções orientadoras; -conhecer e analisar as instâncias deliberativas no contexto escolar; -identificar desafios à participação dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar nos processos decisórios e na avaliação do trabalho pedagógico
Reformas educacionais e a gestão democrática da escola pública. Coordenação pedagógica e trabalho coletivo na escola. Processos de avaliação no contexto escolar. Coordenação pedagógica e a participação da comunidade.
1) Reformas educacionais no Brasil: contextualizando as propostas para a escola pública na atualidade e suas decorrências para a organização do trabalho na escola 1.1 o campo legal e a organização do trabalho pedagógico 1.2 avaliações externas e gestão escolar: 1.3 exclusão e inclusão: políticas públicas e o cotidiano da escola 1.4 gestão democrática da escola pública: legislação e políticas 2) A coordenação político-pedagógica do trabalho escolar: 2.1 a construção do coletivo no local de trabalho 2.2 Construção coletiva do projeto pedagógico: discutindo processos de elaboração e implementação; 2.3 gestão escolar e a avaliação do projeto pedagógico: construindo indicadores com a comunidade escolar; 2.4 formação continuada e trabalho coletivo; os profissionais da escola 2.5 relação escola-comunidade: confronto entre lógicas? 2.6 relação educadores-educandos: a construção de autonomia. 2.7 Excursão didática
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