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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961140 - Gestão Educacional e Coordenação do Trabalho na Escola II
Educational Management and Coordination of labor in the school II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Propiciar subsídios teóricos para a: compreensão  e exercício da administração escolar sob a perspectiva da gestão democrática da educação e da escola;
Específicos:
-Analisar propostas atuais para a gestão escolar à  luz da legislação nacional;
-Reconhecer a relevância do trabalho coletivo na escola; 
-distinguir e analisar proposições para desenvolvimento do projeto-pedagógico na escola, reconhecendo concepções orientadoras;
-conhecer e analisar as instâncias deliberativas no contexto escolar;
-identificar desafios à participação dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar nos processos decisórios e na avaliação do trabalho pedagógico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1706916 - Teise de Oliveira Guaranha Garcia
 
Programa Resumido
Reformas educacionais e a gestão democrática da escola pública. Coordenação pedagógica e trabalho coletivo na escola. Processos de avaliação no contexto escolar. Coordenação pedagógica e a participação da comunidade.
 
 
 
Programa
1) Reformas educacionais no Brasil: contextualizando as propostas para a escola pública na atualidade e suas decorrências para a organização do trabalho na escola
1.1 o campo legal e a organização do trabalho pedagógico
1.2 avaliações externas e gestão escolar:
1.3 exclusão e inclusão: políticas públicas e o cotidiano da escola
1.4 gestão democrática da escola pública: legislação e políticas
2) A coordenação político-pedagógica do trabalho escolar:
2.1 a construção do coletivo no local de trabalho
2.2 Construção coletiva do projeto pedagógico: discutindo processos de elaboração e implementação;
2.3 gestão escolar e a avaliação do projeto pedagógico: construindo indicadores com a comunidade escolar;
2.4 formação continuada e trabalho coletivo; os profissionais da escola
2.5 relação escola-comunidade: confronto entre lógicas?
2.6 relação educadores-educandos: a construção de autonomia.
2.7 Excursão didática
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, seminários, filmes, análise de relatórios dos temas investigados, exercícios práticos na área estudada e excursão didática.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais e escrita, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.- Provas escritas: valor 50%- Relatórios individuais ou em duplas- 50%.
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
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