Geral: Propiciar aos alunos, numa perspectiva crítica, conhecimentos básicos referentes à organização e funcionamento dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamentla no Brasil, e o acompanhamento da sua implementação e avaliação, em nível de Sistema e de unidade escolar. Específicos: 1.Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração das Leis, das Leis da Educação e das Políticas Públicas. 2.Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e a condições de sua, implantação, implementação e avaliação. 3.Discutir criticamente a atual Política Educacional, principalmente quanto ao Financiamento, Formação de Educadores, os sujeitos educandos, seus direitos humanos e de cidadania, e as diferenças e questões referente à educação escolar pública x privada.
Objetiva-se problematizar a organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil de Educação Básica, o acompanhamento da sua concretização, em nível de Sistema e de unidade escolar. A Política e a gestão educacional serão debatidas, ainda, principalmente quanto aos seus princípios éticos, seu financiamento e questões referentes ao público x privado.
1. Educação e Sociedade a)- Paradigmas Funcionalistas b)- Paradigmas Críticos 2. Direito à educação e cidadania 3. Fundamentos históricos e sociais do sistema educacional brasileiro 4. Demografia da educação brasileira: estudo de indicadores 5. Políticas públicas de educação básica no Brasil a partir do Século XX 5. Diferenciais de Acesso e Sucesso no Sistema Escolar: classe, gênero, etnia e cultura. 6. A avaliação externa e interna do Sistema Educacional Brasileiro 7. Estágio supervisionado, com trabalho teórico-prático de campo sobre a organização da unidade escolar, sua dinâmica social, sua cultura e modos de gestão dos coletivos escolares e da escola. 8. Atividade de extensão escolar – atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas com alunos/alunas de diferentes anos do ensino fundamental 7. Excursão didática
BRASIL. Ministério da Educação. Desenvolvimento da Educação no Brasil. Brasília: MEC, 1998. BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC, 1999.BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro:Zahar,1977.CARNOY, Martin e CASTRO,Claudio Moura. Como anda a reforma educativa na América Latina. Rio de Janeiro: FGV Ed., 1997.CUNHA, Luiz.A. Escola Pública, Escola Particular e a democratização de ensino.São Paulo: Cortez, l985.COSTA, V. et al. Descentralização da Educação : novas formas de Coordenaçãoe Financiamento. São Paulo: Cortez Editora, 1999.DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o Orçamento da Educação: desvendando acaixa preta. Campinas:Autores Associados, 1999. EM ABERTO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. ProgramasDe Correção de Fluxo Escolar. Brasília: MEC/INEP, v .17, n. 71, jan. 2000.GENTILE, P. SILVA, Tomaz T. Neoliberalismo , qualidade total e educação:visões crítcas. Petrópolis:Vozes, 1995.MELLO, Guiomar Namo de Mello. Cidadania e competitividade: desafios educacionais no terceiro milênio.São Paulo:Cortez, 1993.MELCHIOR, José C. de A. Mudanças no financiamento da Educação no Brasil.Campinas: Autores Associados, 1998.PINTO, J.Marcelino. Administração e Liberdades. Rio de Janeiro: TempoBrasileiro,1996.SAVIANI., Dermeval. A nova lei da educação. Campinas, Autores Associados,l997._________.Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política Educacional. Campinas: Autores Associados, 1999.WEBER, S. Novos padrões de financiamento e impactos na democratização doEnsino. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, n. 103, 1998.