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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961142 - Política Educacional e Organização da Educação Básica I
The educational policy and organization of Basic School I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 25 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Carga Horária de Extensão: 7 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Propiciar aos alunos, numa perspectiva crítica, conhecimentos básicos referentes à organização e funcionamento dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamentla no Brasil,  e o acompanhamento da sua implementação e avaliação, em nível de Sistema e de unidade escolar.
Específicos: 
1.Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração das Leis, das Leis da Educação e das Políticas Públicas.
2.Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e a condições de sua, implantação,  implementação e avaliação.
3.Discutir criticamente a atual Política Educacional, principalmente quanto ao Financiamento, Formação de Educadores, os sujeitos educandos, seus direitos humanos e de cidadania,  e as diferenças e questões referente à educação escolar pública x privada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2106360 - Elmir de Almeida
 
Programa Resumido
Objetiva-se problematizar a organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil de Educação Básica, o acompanhamento da sua concretização, em nível de Sistema e de unidade escolar. A Política e a gestão educacional serão debatidas, ainda, principalmente quanto aos seus princípios éticos, seu financiamento e questões referentes ao público x privado.
 
 
 
Programa
1. Educação e Sociedade
a)- Paradigmas Funcionalistas
b)- Paradigmas Críticos 
2. Direito à educação e cidadania
3. Fundamentos históricos e sociais do sistema educacional brasileiro
4. Demografia da educação brasileira: estudo de indicadores
5. Políticas públicas de educação básica no Brasil a partir do Século XX
5. Diferenciais de Acesso e Sucesso no Sistema Escolar: classe, gênero, etnia e cultura.
6. A avaliação externa e interna do Sistema Educacional Brasileiro
7. Estágio supervisionado, com trabalho teórico-prático de campo sobre a organização da unidade escolar,  sua dinâmica social, sua cultura e modos de gestão dos coletivos escolares e da escola.
8. Atividade de extensão escolar – atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas com alunos/alunas de diferentes anos do ensino fundamental 
7. Excursão didática
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas - Leituras e discussões de textos - seminários - Trabalho téorico-prático de campo – estágio supervisionado, com orientação e acomp0nhamento do docente e do/a educador/a da Licenciatura em Pedagogia; - Atividades de extensão: 07 horas - Carga horária extensionista:07 horas - Grupo social alvo da atividade extensionista: alunos e alunas do Ensino Fundamental de redes públicas de ensino; - Objetivos da atividade extensionista: ação de intervenção pedagógica nas áreas da cultura e da sociabilidade lúdica infantil e adolescente. - Descrição das ações: elaboração de projeto de intervenção; produção de material didático; elaboração de instrumentos de avaliação; desenvolvimento do projeto em espaços-tempos de sociabilidade de alunos/as distintos da sala de aula; realização de mostra de estágio; produção de caderno de campo, vídeo e relatório de estágio. - Avaliação da atividade extensionista pelos estudantes e professores: instrumento de avaliação próprio a ser acordado com o docente e os/as alunos da Licenciatura em Pedagogia envolvidos na atividade. - Produção de relatório de estágio com a inclusão da atividade expansionista realizada, com a inclusão dos resultados da avaliação desenvolvida pelos sujeitos educandos que dela participaram.
Critério
- Duas Provas escritas individuais (0-10) - Relatório do trabalho de campo (0-10) A nota final será a média aritmética das três avaliações, sendo aprovado o aluno com média igual ou superior a cinco (5,0).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou relatório de pesquisa de campo sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela legislação.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Educação. Desenvolvimento da Educação no Brasil. 
Brasília: MEC, 1998.
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC, 1999.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro:Zahar,
1977.
CARNOY, Martin e CASTRO,Claudio Moura. Como anda a reforma educativa na
América Latina. Rio de Janeiro: FGV Ed., 1997.
CUNHA, Luiz.A. Escola Pública, Escola Particular e a democratização de ensino.
São Paulo: Cortez, l985.
COSTA, V. et al. Descentralização da Educação : novas formas de Coordenação
e Financiamento. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o Orçamento da Educação: desvendando a
caixa preta. Campinas:Autores Associados, 1999.
EM ABERTO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Programas
De Correção de Fluxo Escolar. Brasília: MEC/INEP, v .17, n. 71, jan. 2000.
GENTILE, P. SILVA, Tomaz T. Neoliberalismo , qualidade total e educação:
visões crítcas. Petrópolis:Vozes, 1995.
MELLO, Guiomar Namo de Mello. Cidadania e competitividade: desafios
educacionais no terceiro milênio.São Paulo:Cortez, 1993.
MELCHIOR, José C. de A. Mudanças no financiamento da Educação no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 1998.
PINTO, J.Marcelino. Administração e Liberdades. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro,1996.
SAVIANI., Dermeval. A nova lei da educação. Campinas, Autores Associados,
l997.
_________.Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra
política Educacional. Campinas: Autores Associados, 1999.
WEBER, S. Novos padrões de financiamento e impactos na democratização do
Ensino. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, n. 103, 1998.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Grupo social alvo da atividade extensionista: alunos e alunas do Ensino Fundamental de redes públicas de ensino
Objetivos da atividade
Objetivos da atividade extensionista: ação de intervenção pedagógica nas áreas da cultura e da sociabilidade lúdica infantil e adolescente
Descrição da atividade
Descrição das ações: elaboração de projeto de intervenção; produção de material didático; elaboração de instrumentos de avaliação; desenvolvimento do projeto em espaços-tempos de sociabilidade de alunos/as distintos da sala de aula; realização de mostra de estágio; produção de caderno de campo, vídeo e relatório de estágio.
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação da atividade extensionista pelos estudantes e professores: instrumento de avaliação próprio a ser acordado com o docente e os/as alunos da Licenciatura em Pedagogia envolvidos na atividade. - Produção de relatório de estágio com a inclusão da atividade expansionista realizada, com a inclusão dos resultados da avaliação desenvolvida pelos sujeitos educandos que dela participaram

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